Evento promoveu a formação continuada de docentes - Unijuí

Evento promoveu a formação continuada de docentes

Evento de formação foi direcionado aos professores que ingressaram na Instituição no último ano, com o objetivo de discussão do tema “A Indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na Carreira Docente”, com ênfase na pesquisa como ferramenta pedagógica

A UNIJUÍ, em continuidade ao Programa de Formação Continuada de Docentes, promoveu no último dia 30, formação docente que ocorreu sob a coordenação das Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com o apoio do GIPEC - Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências que compartilhou sua experiência com base em estudos e pesquisas geradas pelo Grupo em processo de ensino-aprendizagem, que utilizam como método a situação de estudo. A mediação esteve a cargo dos professores Otávio Maldaner, Eva Boff e Maria Cristina Araújo.

A professora Evelise Moraes Berlezi procedeu a abertura do evento destacando a importância deste debate, como forma de estimular os docentes para que reflitam sobre sua prática docente a partir do pressuposto da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, como um grande desafio da Universidade.

O professor Otávio Maldaner ao iniciar a formação, abordou sobre o tema “Objetos complexos: base para as abordagens interdisciplinares”, onde apresentou elementos para discutir a necessidade de repensar a organização dos currículos universitários. Na sequência, a professora Eva Boff falou sobre “Experiências interdisciplinares: possibilidades de formação pela pesquisa”, com base na experiência do GIPEC. Uma das metodologias apresentadas foi a situação de estudo, que engloba várias disciplinas para a discussão, problematização, análise, e propostas de ações, envolvendo conceituação e práticas. A professora Maria Cristiana Araújo encerrou a programação apresentando uma sistematização sobre as dimensões da docência no Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão.

Ao longo do encontro abordou-se sobre o conceito do “Docente Pesquisador” a partir do tripé: reflexão, ação e reflexão, que consiste em refletir e planejar a aula; agir e observar no contexto da sala de aula e rever o planejamento a partir da análise do que fez.

A avaliação do evento, tanto pelos participantes quanto pelos promotores, foi positiva, na medida em que possibilitou pensar acerca da complexidade deste tema no contexto da sala de aula e desafiou os docentes à refletirem e repensarem sua prática docente pela inter-relação entre o ensino a pesquisa e a extensão.

O evento foi encerrado com o questionamento: o ensino, a pesquisa e a extensão são mesmo indissociáveis na prática docente?