Solenidade marca 25 anos de Ensino Superior da UNIJUÍ em Santa Rosa - Unijuí

Solenidade marca 25 anos de Ensino Superior da UNIJUÍ em Santa Rosa

Uma trajetória marcada por muitas conquistas, levando conhecimento e transformando sonhos em realidade.

A UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa completou nesse ano 25 anos de atividades na área do Ensino Superior em Santa Rosa. E para marcar essa data a Instituição organizou uma solenidade para recepcionar as pessoas que fizeram parte dessa história e a comunidade acadêmica, local e regional.

Participaram do evento o Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Luís Kelm, Pró-reitor da UNIJUÍ, professor Ariosto Sparemberger, Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, Lires Zimmermann, demais autoridades, representantes de entidades, docentes, técnicos administrativos e apoio, estudantes e comunidade em geral.

Os convidados foram recepcionados pelos músicos Gesiel Carvalho da Cruz e Patrick Spohr que realizaram apresentações artísticas.

O evento teve início com a saudação do Pró-reitor do Câmpus Santa Rosa que destacou o relevante trabalho das lideranças locais e regionais na consolidação de uma universidade que tivesse sua base física e local de atuação em Santa Rosa. “O ensino superior na região é o resultado da mobilização de pessoas que acreditaram que o ensino superior é capaz de transformar uma região, um território. Hoje são em torno de 6.000 pessoas formadas pela UNIJUÍ nos diferentes cursos de graduação. O Câmpus Santa Rosa é estruturado a partir das áreas tecnológicas, de gestão e humanidades, possuindo além de uma estrutura física e tecnológica de suporte, um núcleo docente que permite uma ação orgânica com as necessidades da região”, ressalta Ariosto.

Para o Reitor da UNIJUÍ o destaque se dá através do desenvolvimento regional através de um esforço coletivo.

Na sequência os presentes assistiram a um vídeo institucional que apresentou um breve histórico das instalações do Câmpus em Santa Rosa através de depoimentos dos pró-reitores que passaram nesses 25 anos, além de representantes dos docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Dando continuidade à solenidade foram realizadas as entregas de placas de homenagens pela contribuição no decorrer desses anos aos Pró-Reitores, Pedro Luís Büttenbender (2000 a 2006 e 2011 a 2012), Ingride Mundstock Bozzetto (2006 a 2008) e Claudio Edilberto Höfler (2008 a 2010). Como representante dos docentes foi homenageado o professor mais antigo, Ciro Teobaldo Reckziegel, representando os técnicos administrativos do Câmpus, a funcionária homenageada foi Tânia Marianoff dos Santos e dos estudantes o acadêmico do curso de Administração e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lucas Escher. A Prefeitura Municipal e o Colégio Salesiano Dom Bosco também receberam uma placa de homenagem pela contribuição no processo de instalação do Câmpus.

Durante o evento a UNIJUÍ também recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa pelo aniversário de 25 anos da UNIJUÍ em Santa Rosa. O proponente da ação foi o Vereador Valdemar Fonseca com a associação da matéria a presidente da câmara Vereadora Lires Zimmermann. No ato de entrega da menção os vereadores presentes na solenidade participaram da entrega da placa.

As comemorações encerraram com um coquetel de confraternização e ao som da Banda do 19º RCMec de Santa Rosa, que também recepcionaram os estudantes que chegavam para as aulas no Câmpus Santa Rosa.