Professor do DHE da UNIJUÍ realiza curso de Pós-Doutorado em Portugal - Unijuí

Professor do DHE da UNIJUÍ realiza curso de Pós-Doutorado em Portugal

O estágio de pós-doutorado será desenvolvido na Universidade do Minho, em Braga/Portugal, no período de setembro a novembro de 2015.

O professor Celso Martinazzo do Departamento de Humanidade e Educação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UNIJUÍ realizará curso de pós-doutoramento em Portugal, no período de setembro a novembro de 2015.

O estágio de pós-doutorado será desenvolvido na Universidade do Minho, em Braga/Portugal, sob a orientação do professor Manuel Gonçalves Barbosa, tendo como perspectiva a atualização, o aprofundamento e a ampliação de estudos, bem como o desenvolvimento de um trabalho de sistematização de cunho investigativo e interpretativo a partir da inspiração nos princípios da teoria e do paradigma da complexidade do pensador francês Edgar Morin.

O plano de estudoproposto para ser desenvolvido pelo professorcom o título,A educação escolar num mundo complexo e multicultural”, obteve a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). Por essa razão
Martinazzo foi contemplado com uma bolsa de estudo para a realização do seu curso de pós-doutorado com a perspectiva de que essa qualificação possa se traduzir em ações concretas de contrapartida do docente e de internacionalização das instituições envolvidas.

As investigações que o professor se propõe a realizar são importantes para complementar as reflexões e os debates teóricos que permeiam os projetos de pesquisa, dissertações e teses, bem como os componentes curriculares do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

De acordo com o professor Celso, as pesquisas são de cunho bibliográfico e a relevância da realização do curso pode ser traduzida em outras formas de compreender e de dimensionar as potencialidades, as contribuições e as implicações da teoria e do paradigma da complexidade no campo da educação escolar no cenário atual. “O foco das investigações visa compreender questões nucleares do processo educativo como: o sentido do ato de educar na contemporaneidade, a organização escolar e curricular, a reorganização do processo de construção do conhecimento, os modelos de ensino e aprendizagem, bem como, o sentido da ética num mundo complexo e multicultural”.

O objetivo é investigar e analisar as possibilidades de mudança que a matriz paradigmática de uma racionalidade complexa pode trazer para o campo da educação escolar. A título de contrapartida social, os resultados concretos da pesquisa serão sistematizados e apresentados em eventos científicos e organizados e publicados, em formato de livro.

A meta final do plano de estudo, portanto, consiste na socialização e publicação dos resultados dos estudos colocando-os à disposição dos docentes e da comunidade acadêmica e poderá fazer parte do acervo das bibliotecas das universidades e escolas de todos os níveis de ensino.