Gincana Unijuí desafia estudantes de Ensino Médio a realizarem projeto ambiental - Unijuí

Proposta está inserida na Prova Especial da Gincana Unijuí Minha Escola é Dez.

Além de envolver os estudantes de Ensino Médio de 94 escolas do Estado em provas de conhecimento, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez, instiga os jovens envolvidos na competição a se engajarem em atividades que beneficiem suas comunidades. Com este objetivo, a Universidade propõe uma Prova Especial dentro da Gincana, que consiste na revitalização de um espaço público, intitulada “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”.

No desafio, os estudantes vão ter que planejar e executar um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade onde a escola participante localiza-se. Este espaço pode ser uma praça; bosque; canteiro; trevo de acesso; jardins de hospitais, asilos, creches, orfanatos, cemitérios; e afins. A escolha do local deve levar em conta a relevância e importância para a comunidade e sua relação com a escola.

Para o cumprimento da prova, a equipe deverá documentar o projeto desde seu planejamento até a conclusão de sua execução. O mesmo pode contar com apoio de membros da comunidade, poder público e inciativa privada.

O processo de revitalização pode atuar em três eixos convergentes, sendo eles: a renovação - intervenção sobre um espaço urbano, com substituição parcial ou total do patrimônio urbanístico e mobiliário; reestruturação - introdução de novos elementos estruturantes como bancos, brinquedos, espaço de tráfego; e reabilitação – devolver a usabilidade em toda sua infraestrutura – limpeza, reflorestamento, jardinagem e etc.

A revitalização de um espaço urbano tem o objetivo de promover a reutilização ou a plena utilização da infraestrutura do local. A efetividade da ação melhora a qualidade de vida da comunidade a qual está inserida, qualifica a sustentabilidade ambiental e fomenta as práticas de lazer, de esporte e, ainda, de interação social e comunitária.

A execução do projeto deve acontecer de 18 de agosto à 18 de setembro.