Centro Regional de Informações e Estudos Socioeconômicos em fase de implantação - Unijuí

Centro Regional de Informações e Estudos Socioeconômicos em fase de implantação

Foi realizada na tarde de terça-feira, 18 de agosto, a terceira reunião envolvendo instituições de ensino superior da região para debater a criação e implantação do Centro Regional de Informações e Estudos Socioeconômicos do Noroeste Gaúcho.

A UNIJUÍ coordena o processo de criação e instalação deste Centro, que será viabilizado por meio da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), atualmente vinculada à UNIJUÍ, e que terá uma estrutura em rede envolvendo outras instituições de ensino superior da região – Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Santo Ângelo), Faculdade Horizontina (Fahor), Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Na pauta do encontro realizado na terça-feira, foram debatidos os projetos de pesquisa dos programas Stricto Sensu para definir o tema da primeira análise, que deve ficar pronta em dezembro. No encontro também houve a definição do nome do centro, foi apresentado o portal do Projeto Gestão Social e Cidadania, desenvolvido pela UNIJUÍ e a inserção de dados das outras instituições de ensino no mesmo. Conforme a Assessora de Planejamento da Reitoria, Vivian da Silva Stroschein, restam ser definidas a infraestrutura básica para iniciar os trabalhos, bem como a assinatura do Termo de Cooperação entre as IES e o detalhamento de um cronograma de trabalho, o que deve avançar num próximo encontro, com a presença do Reitor Martinho Kelm.

A assessora destaca que “é inegável que o conhecimento da realidade e das perspectivas socioeconômicas do território são fundamentais à construção de projetos consequentes de desenvolvimento, e que as IES têm a obrigação e o compromisso de conhecer nossa região como ninguém”. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior do Noroeste Gaúcho estão constituindo o Centro Regional de Informações e Estudos Socioeconômicos do Noroeste Gaúcho, para desenvolver um sistema de compilação, organização e principalmente análise de dados econômicos primários da região para, a partir dessa iniciativa, construir ações em conjunto e criar possibilidades de ampliação da competitividade da região.

Outros dois encontros foram desenvolvidos para tratar da criação do Centro. No mês de junho, em Santa Rosa, ocorreu a primeira reunião técnica para implantação do Centro na UNIJUÍ. O segundo encontro aconteceu na URI de Santo Ângelo, quando foram apresentados indicadores mensurados pelas IES e municípios da região de abrangência, bem como o alinhamento de indicadores para estudo.