Terceiro ano do Ensino Médio da EFA realiza estudos em Itaipu - Unijuí

Terceiro ano do Ensino Médio da EFA realiza estudos em Itaipu

O estudo realizado pela turma faz parte de um projeto interdisciplinar que envolve diretamente Física, Biologia, Geografia e Português, onde os alunos têm como objetivo final a organização de um artigo cientifico

O terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA realizou uma viagem de estudos até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Os alunos antes de irem pra lá, conheceram a realidade das usinas hidrelétricas instaladas em nosso município. Dessa forma, foi possível fazer uma comparação com a Itaipu e verificar através das disciplinas estudadas como se dá a produção de energia, impacto ambiental e também questões culturais. A viagem se estendeu para conhecer a realidade daquela região.

Segundo a professora de Física, Janete Strieder, a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu é um exemplo de cooperação entre duas nações. “Com a Itaipu, o Brasil desenvolveu uma tecnologia própria de construção de grandes barragens e incorporou ao setor elétrico uma usina que hoje responde por quase um quarto de todo o consumo nacional. Já o Paraguai passou a contar com a energia suficiente para seu abastecimento durante as próximas décadas, sem precisar fazer qualquer outro investimento no setor”.