Avaliação docente da Pós-Graduação Lato Sensu: uma forma de qualificar os cursos da Unijuí - Unijuí

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Avaliação docente da Pós-Graduação Lato Sensu: uma forma de qualificar os cursos da Unijuí

 

 
 

As informações serão utilizadas visando aperfeiçoar a aprendizagem e o processo sigiloso.

Com o objetivo de aperfeiçoar as ofertas de Pós-Graduação Lato Sensu, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, com o apoio da Unidade de Educação Continuada, institucionalizou o programa de  Avaliação da Ação Docente nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Unijuí, em 2014. 

Através deste instrumento, cada aluno da pós-graduação pode avaliar a ação didático-pedagógica de cada docente, contribuindo com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação consiste em responder um questionário on-line, no Unijuí Virtual. Ao final de cada disciplina, o estudante tem a disposição 11 questões de avaliação. Dez delas abordam a apresentação do plano de ensino, o papel da disciplina na formação do aluno, planejamento das aulas, o uso de situações reais e estudos de caso para trabalhar os conteúdos, assiduidade e pontualidade, e, a última questão é aberta, para que possam ser contemplados aspectos que por ventura não foram abordados nas questões anteriores. 

As informações serão utilizadas visando aperfeiçoar a aprendizagem e o processo sigiloso. O desafio lançado aos Coordenadores de Pós-graduação pela Vice-Reitoria é de fazerem a análise dos dados coletados e agendarem um momento junto aos alunos do curso, para apresentarem os resultados obtidos; as estratégias adotadas com os professores do curso e o que foi possível encaminhar e, por último, o que permanece de fragilidade. O resultado deste retorno aos alunos deverá ser sistematizado e enviado à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, com os resultados obtidos em termos de potencialidades, fragilidades e encaminhamentos. 

Também servirá de parâmetros para a oferta qualificada e aperfeiçoada de novas edições dos cursos, já que os relatórios ficarão disponíveis aos Coordenadores. A intenção é de adotar a emissão de relatórios para os Coordenadores em 3 períodos: quando decorridos 30%, 60% e 90% das aulas, para que o esforço do aluno possa se justificar em termos de retorno ainda no período em que está na Instituição. 

Além disso, a proposta é a realização de Seminários de Avaliação da Pós-graduação com todos os Coordenadores. O primeiro já aconteceu, no último dia 5 de agosto, para que a Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão possa viabilizar um espaço de discussão, troca de experiências e avaliação dos cursos lato sensu da Instituição, bem como apresentar os encaminhamentos que foram dados a partir deste instrumento. 

Números de 2014 

No primeiro ano de avaliações, a Unijuí teve cursos em que 73,08% dos alunos responderam ao questionário. No geral, a média dos que  responderam a avaliação foi de 47%.


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