Blog da UNIJUÍ FM divulga projeto Ações Sustentáveis nas Escolas - Unijuí

Blog da UNIJUÍ FM divulga projeto Ações Sustentáveis nas Escolas

Acesse o blog e confira as informações do projeto  “Ações Sustentáveis nas Escolas: O Rádio como Ferramenta de Educação Ambiental”.

Pensando na qualidade de vida e na disseminação de ações em prol do meio ambiente, a Rádio UNIJUÍ FM levou o rádio para a sala de aula através do projeto “Ações Sustentáveis nas Escolas: O Rádio como Ferramenta de Educação Ambiental”. E para registrar o envolvimento de dois mil alunos do Ensino Fundamental de 13 escolas de Ijuí, criou o blog: www.acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com.br

No endereço estão registradas todas as etapas do projeto que teve início em março, com a visitação e apresentação do projeto à Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, E.M.F. Joaquim Nabuco, E.M.F. Dr. Ruy Ramos, E.M.F. Anita Garibaldi, E.M.F. Soares de Barros, IMEAB, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Escola Adventista, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), E.E.E.F. Ijuí, E.E.E.F. Rui Barbosa, E.E.E.M. São Geraldo, E.E.E.F. Carlos Zimpel e E.E.E.M. Guilherme Clemente Koehler.

Além de usar o rádio como alternativa para contribuir na educação de crianças e jovens, o blog também é uma importante ferramenta para divulgação do projeto, conforme explica a coordenadora pedagógica da UNIJUÍ FM, Carine Da Pieve. “Os alunos ouviam dicas ambientais na rádio e aplicavam no dia a dia com o auxílio dos professores. O encantamento que o rádio proporcionou aos alunos, os locutores chamando as turminhas ao vivo e as contribuições que conseguimos dar às escolas em se tratando de sugestões de atividades foram diferenciais deste projeto”, explica.

Todas as etapas do projeto estão registradas no blog: reuniões, semana de audições do rádio, visitas, entrevistas, áudios e fotos. “O projeto investiu em recursos multimídias para auxiliar na promoção da educação do pré ao 9º anos. Registros em vídeo, fotos, gravações de áudio, entradas ao vivo na programação, tudo compilado no blog. A escola é o local mais propício ao desenvolvimento da prática e da conscientização ambiental e o resultado foram alunos com conteúdos ambientais na ponta da língua e que puderam experimentar a comunicação, ouvindo o rádio e falando no microfone”, avalia a coordenadora.

Após a audição dos conteúdos ambientais ao vivo na programação da UNIJUÍ FM, os professores coordenaram uma série de atividades: realização de pesquisas e debates com os pais, produção de maquetes com material reciclável retratando ambientes sujos e limpos, produção de cartazes e painéis com informações sobre as temáticas trabalhadas, criação de brinquedos com materiais recicláveis, confecção de personagens lúdicos a partir de materiais recicláveis, produção de aventais, almofadas, saias e porta-lixos para o carro usando como matéria-prima o pano do guarda-chuva, elaboração de receitas sustentáveis com cascas de frutas e alimentos naturais, plantio de árvores no pátio da escola, produção de papel reciclado para a confecção de capas de agenda e cadernos, pintura de telas, construção de hortas, visita a associações de catadores e fábrica de reaproveitamento de vidros para artesanato, entre outras.

O projeto foi um dos dez aprovados em seleção pública de 2015 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente. A partir de outubro a UNIJUÍ FM começa a organizar o cronograma de ações para o próximo ano a partir da escolha dos temas ambientais em conjunto com as escolas.