UNIJUÍ tem 29 cursos reconhecidos entre os melhores do país no Guia do Estudante Abril - Unijuí

Um total de 29 cursos da UNIJUÍ foram reconhecidos entre os melhores do país no Guia do Estudante da Editora Abril, edição 2015.

A UNIJUÍ obteve excelente desempenho na avaliação dos cursos superiores realizada em âmbito nacional pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que circulará oficialmente a partir de outubro. Um total de 29 cursos foram avaliados, contemplando os Câmpus de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, recebendo 3 e 4 estrelas, numa escala de 1 a 5.

Para a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, “é uma boa avaliação, pois ela se dá por parte dos coordenadores, docentes e outros agentes que fazem o dia a dia dos cursos”. Destaca, ainda, que se trata de um processo de avaliação diferente do realizado pelo Ministério da Educação, que utiliza como conceitos oficiais o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Como acontece a avaliação

Não são todos os cursos das IES que podem ser avaliados, ou seja, a avaliação segue os seguintes critérios: ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas; possuir turma formada há pelo menos um ano; ser presencial; ter turmas em andamento; e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados pelos coordenadores dos respectivos cursos, que respondem a um questionário com informações a respeito do curso (atividades pedagógicas, práticas, carga horária); dos discentes (envolvimento em projetos de pesquisa e de extensão e serviços à comunidade); dos docentes (carga horária, titulação, publicação, projetos de pesquisa e de extensão); e da infraestrutura.

A avaliação é a seguinte: excelente (5 estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anos influencia no resultado final. O Guia do Estudante, então, faz uma média dessas avaliações, que se torna o número final de estrelas de cada curso.

Confira como foi o desempenho dos cursos avaliados: