Estudantes de Engenharia realizam lançamento de foguetes - Unijuí

Estudantes de Engenharia realizam lançamento de foguetes

A competição contou com mais de 60 lançamentos de foguetes, atividade que integra a disciplina de Física I, ministrada pelos professores Nelson Toniazzo e Gláucio Libardoni.

Estudantes do Curso de Engenharia Civil e Elétrica da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizaram na manhã de sábado, dia 12, o lançamento de foguetes a água no estacionamento da Universidade. A atividade integra a disciplina de Física I, ministrada pelos professores Nelson Toniazzo e Gláucio Libardoni.

O objetivo da atividade foi verificar na prática alguns princípios fundamentais da Física através de foguetes a água. De acordo com os professores envolvidos, os foguetes foram construídos com garrafas “Pet” equipadas com “nariz” e aletas que, quando preenchidos parcialmente com água e pressurizados com ar, são lançados de plataformas fixadas no solo e podem atingir vários metros de altitude de voo e também podem ser lançados como objetivo de atingir uma determinada distância a partir da base de lançamento.

Confira o vídeo com o lançamento de um foguete com paraquedas.

A competição contou com mais de 60 lançamentos de foguetes, que foram avaliados nas categorias de altura de voo, alcance, recuperação de carga, apresentação e design. A comissão julgadora integrou a Coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Taciana Enderle, Coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Éder Pedroso e a Jornalista da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ, Rafaela Secchi Sauerssig.

O resultado da competição será informado durante essa semana na aula da disciplina de Física I, realizando juntamente com os estudantes uma análise do desempenho de cada foguete, através da teoria relacionando com a prática desenvolvida pelos acadêmicos.