ABRUC reelege o Conselho de Administração para o biênio 2015/2017 - Unijuí

ABRUC reelege o Conselho de Administração para o biênio 2015/2017

Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, permanece no cargo de 2º secretário da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.

O Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira foi reeleito Presidente da ABRUC para o biênio 2015/2017, e junto com ele todo o Conselho de Administração. A reeleição da Diretoria da ABRUC é o reconhecimento do trabalho feito e a consolidação do segmento comunitário - público não-estatal, segundo a Lei das Comunitárias - ICES, Lei 12.881/2013. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, permaneceu no cargo de 2º secretário.

Segundo o Reitor Pedro Rubens "em tempo de crise política e econômica que o país atravessa, temos uma oportunidade de discernir o essencial, refletir sobre as alternativas e aprofundar a nossa singularidade, identidade e missão".

Ele destaca ainda que "nesse passo, a nova gestão deve assumir uma agenda proativa, não ficar somente resolvendo pendências e nem surpreendida com as mudanças nos programas e políticas públicas. Precisamos renovar o pacto das Comunitárias com o MEC, passando do atendimento de pendências a um diálogo efetivo na construção de parcerias, a partir da Lei das Comunitárias".

A Diretoria reeleita assume com os seguintes desafios destacados em avaliação na Assembleia:

1. retomar a Lei das Comunitárias e tirar consequências práticas (fazê-la sair do papel): formação da opinião pública, conhecimento da mesma aos parlamentares, trabalho de comunicação dentro e fora de nossas Faculdades, Centros Universitários e Universidades;

2. relançar o Plano de Ações: partindo da Lei das ICES e olhando para o Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024, retomar a agenda das políticas públicas e a agenda permanente da ABRUC;

3. aprofundar as agendas em Comissões com a participação dos Reitores, Pró-Reitores, Professores e Peritos de nossas instituições: Ciência, Tecnologia, Inovação e Pesquisa; ForExt; FOPROP; FORGRAD; FIES; PROUNI; PIBID; PARFOR, e outras Comissões que poderão existir para atender as demandas das Associadas da ABRUC;

4. reorganizar o Fórum de Presidentes - ABIEE, ABRUC, ACAFE, ANEC e COMUNG: retomar as reuniões, e articular as agendas das Associações Nacionais Confessionais ABIEE e ANEC e das Regionais ACAFE e COMUNG; construir e avançar na pauta política comum;

5. favorecer a organização das Comunitárias regionais no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A composição do Conselho de Administração e Conselho Fiscal para o biênio 2015/2017, ficou assim:

Presidente: P. Pedro Rubens Ferreira Oliveira

Reitor UNICAP