Ranking Universitário Folha classifica o ensino da UNIJUÍ como o 20º melhor do país - Unijuí

RUF 2015 também aponta o ensino da UNIJUÍ como o 5º melhor do Estado entre as universidades privadas.

A UNIJUÍ ocupa a 20ª posição entre as universidades privadas do país e a 5ª posição entre as universidades gaúchas na categoria do Ensino, conforme o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pela Folha de São Paulo. O RUF é editado anualmente e classifica as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

Na posição geral, dentre as 192 instituições de ensino superior avaliadas, a UNIJUÍ ocupa a 44ª posição nacional entre as universidades privadas, e a 119ª posição geral, considerando universidades públicas e privadas. Já na classificação geral das universidades gaúchas privadas, a UNIJUÍ ocupa a 8ª posição.

Na avaliação da Vice-Reitora de Graduação, professora Cátia Nehring, o excelente desempenho na categoria Ensino, em nível nacional, demonstra o trabalho desenvolvido nos diferentes cursos da Universidade, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no diálogo com os conselhos profissionais, especialmente levando em consideração os avanços de cada profissão e o constante processo de mudanças da sociedade contemporânea. A avaliação do RUF no indicador Ensino considera quatro subindicadores: proporção de professores com doutorado e mestrado, professores com dedicação integral e parcial, a nota do Enade e a opinião, coletada pelo Datafolha, de 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores.

Outro ponto de destaque apontado pelo RUF, em nível nacional, foi a 30ª posição no indicador da Inovação, dentre as universidades brasileiras, públicas e privadas. Neste indicador, o RUF considera o número de patentes pedidas pela instituição, isto é, o direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias entre 2004 e 2013. Em nível estadual, se destaca a 7ª posição no indicador Mercado, que é medido pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita pelo Datafolha com 2.222 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado (empresas, consultórios médicos, academias, hospitais, firmas de construção civil, etc.). Para a Vice-Reitora, este indicador marca o que significa uma Universidade Comunitária, trabalhando na busca pelo desenvolvimento de sua região, a partir da formação acadêmico profissional. “Temos consciência de que nossos egressos ocupam importantes posições no mercado de trabalho, bem como contribuem sobremaneira para que a missão institucional seja cumprida”.