Artigo de estudante é publicado em uma das melhores revistas de Direito Internacional do País - Unijuí

“A pesquisa é uma paixão, sempre gostei de ler, dialogar, manter-me informada. Aprendi desde criança que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. A busca por diversos temas enriquece nosso vocabulário e também faz bem para o cérebro”, destaca a estudante.

A pesquisa científica é um dos pilares da Universidade, que é constantemente desenvolvida juntamente com os estudantes. A estudante do curso de Direito da UNIJUÍ, Rafaela Corrêa, de Santa Rosa, teve seu artigo publicado na Revista de Direito Internacional da UNICEUB (Brasília). Considerada uma das melhores revistas de Direito Internacional do país, qualificada como A1 pela CAPES (qualificação máxima).

De acordo com a estudante, o interesse pela pesquisa relativa à Pirataria em alto-mar no âmbito do Direito Internacional iniciou a partir do projeto de monografia, orientado pelo professor Maiquel Wermuth. “A minha intenção era pesquisar algo diferente, inovador, e que ao mesmo tempo fosse tema de diversas discussões. Tendo em vista que a pirataria em alto-mar não é algo do passado e causa certo terror pelos mares, afetando o comércio marítimo, o turismo e a liberdade de navegação, juntando meu interesse pelo Direito Internacional, resolvi pesquisar acerca da temática”.

Para o professor essa publicação representa o reconhecimento da qualidade científica do trabalho realizado pela estudante. “O artigo passou por um rigoroso processo de seleção às cegas, por profissionais com experiência na área. Além disso, trata-se de uma edição especial da Revista, dedicada ao tema explorado pela estudante na monografia, o Direito do Mar. Uma importante publicação para o currículo acadêmico da aluna, o que representa um diferencial em futuras seleções para mestrado e doutorado, bem como enquanto critério de desempate para concursos públicos, sem falar que é um importante mecanismo de divulgação da pesquisa realizada”.

Rafaela também ressalta que a pesquisa é extremamente importante no período acadêmico, pois agrega conhecimento, experiências e novos pontos de vista. “É sempre importante analisarmos todas as situações, fazemos isso através do que conhecemos e muitas vezes o que entendemos não é o suficiente, portanto, é importante querer conhecer todas as formas, de diversos ângulos. Para o universo acadêmico é de extrema importância aprofundar os estudos, manter-se informado, buscar o novo e publicar artigos. As publicações são de extrema importância para a carreira de um estudante, englobam o currículo lattes, são exigidos em muitos concursos e para dar prosseguimento à vida acadêmica”.

Maiquel destaca que ter um trabalho publicado em um periódico científico bem avaliado pela CAPES significa a excelência da produção. “Procuro demonstrar aos alunos a importância de conduzir a pesquisa com seriedade e afinco, justamente para que este tipo de reconhecimento ocorra. Entendo que o objetivo da pesquisa é justamente levá-la para além dos "muros" da universidade, contribuindo, em alguma medida, com os debates jurídicos acerca dos temas investigados. É também uma excelente forma de divulgar a seriedade com a qual a UNIJUÍ conduz a pesquisa acadêmica”.

A estudante relatou a emoção que vivenciou quando recebeu a informação que o artigo seria publicado. “Fiquei extremamente contente pela publicação em uma das melhores revistas de Direito Internacional. Esta publicação representa uma grande conquista para minha vida profissional. Nada é mais gratificante do que perceber que nossos esforços valem a pena e que cada minuto dedicado para a pesquisa está sendo reconhecido através desta publicação”.

O professor finaliza, afirmando a importância da publicação dos trabalhos acadêmicos para os estudantes. “É importante que os estudantes valorizem a possibilidade de publicação dos trabalhos produzidos, para que eles efetivamente sejam levados ao conhecimento do maior número de pessoas possível, contribuindo, assim, para que outros pesquisadores tenham acesso às pesquisas produzidas na UNIJUÍ”.

O trabalho pode ser conferido no Portal do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).