Reitor Martinho Kelm é eleito presidente do Comung - Unijuí

Reitor Martinho Kelm é eleito presidente do Comung

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, foi eleito Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), cargo que era ocupado pelo Reitor da Univates, Ney Lazzari.

A eleição e posse da nova diretoria aconteceram na tarde de ontem, 23 de setembro, em Porto Alegre. Martinho Kelm ocupa também o cargo de 2º secretário da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Além da eleição da nova diretoria do Consórcio, a reunião marcou a inauguração da nova sede do Comung, em Porto Alegre.

Para Kelm, o Comung vem de uma caminhada de amadurecimento. “Nos últimos anos o Comung conquistou uma estrutura que permite hoje a realização de um trabalho consistente. É um desafio dar continuidade ao trabalho que trouxe tantas conquistas para as universidades comunitárias gaúchas”, enfatiza. Quanto aos desafios para a nova gestão, o Reitor sinaliza a importância de aproveitar a estrutura estabelecida para avançar, mesmo num cenário conturbado. “Estamos vivendo um contexto de adversidade. A instabilidade política repercute em todos os ministérios, mas principalmente no Ministério da Educação. O fortalecimento nos últimos anos de alguns programas como o Fies, cuja adesão das universidades foi intensa, tem apresentado diversos problemas. O governo não consegue cumprir os termos compactuados o que impacta nas instituições. Além disso, temos o crescimento de um sistema de educação de cunho empresarial, o que coloca um grande desafio para as universidades comunitárias de se tornarem mais competitivas sem perderem seu projeto que é contribuir para o desenvolvimento de suas regiões. Ainda, temos a missão de tornar realidade a Lei das Comunitárias e talvez esse seja nosso principal desafio. Em 2013 tivemos o sancionamento da Lei mas, até agora, o grau de materialidade dessa legislação em ações e programas é muito tímido. Ou seja, conquistamos uma estrutura sólida, temos uma legislação que nos reconhece, e agora precisamos converter esse patrimônio para contribuir para a qualificação da educação superior brasileira”, finaliza Kelm.

Nesta quinta-feira, o Reitor Martinho Kelm participa do III Fórum de Gestão e Inovação, promovido pelo Comung, juntamente com o Vice-Reitor de Administração, Prof. Laerde Gehrke, e as assessoras da Reitoria, Adriane Mai e Vivian Stroschein. O evento acontece na PUC/RS, em Porto Alegre, e reúne gestores, pesquisadores, professores universitários e demais interessados para discutir a gestão do ensino superior e as inovações necessárias ao ensino dentro e fora da sala de aula.

Sede do Comung é inaugurada

A eleição da nova gestão marcou também a inauguração da Sede do Comung. Localizada na Avenida Ipiranga, 7464, sala 510, Bairro Jardim Botânico, a sala centralizará os encontros de trabalho do Comung, especialmente de sua diretoria e grupo de reitores. O espaço conta com escritório e sala de reuniões, ambos climatizados, com acesso à internet e equipamentos para projeção. A criação da sede é mais um marco para a história do Comung. Há anos era discutida a necessidade de ter essa estrutura e dedicação técnica administrativa para assessorar nas diversas frentes de atuação do Consórcio.

Nova diretoria do Comung (Gestão 2015/2016)

Presidente: Martinho Luís Kelm – UNIJUÍ

1º Vice-Presidente: José Carlos Carles de Souza - UPF