UNIJUÍ participa de Simpósio de Avaliação da Educação Superior - Unijuí

UNIJUÍ participa de Simpósio de Avaliação da Educação Superior

Nos dias 16 e 17 de setembro, a UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Magna Dalla Rosa, no Simpósio de Avaliação da Educação Superior – AVALIES, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O evento teve como objetivos estimular a geração do conhecimento em Avaliação Institucional, debater o seu estado da arte e provocar a interação entre pesquisadores da área, buscando qualificar as instituições de educação superior. Foram abordadas temáticas que envolveram avaliação, acreditação, SINAES, CAPES, PROUNI, PDI, Rankings, Cotas. A programação contou com apresentação oral de artigos, conferências internacionais, painéis e exibição de posters, disponíveis no site www.ufrgs.br/avalies, link “anais”.

Magna avalia de forma positiva as discussões do evento na medida em que foi possível observar que as Instituições de Educação Superior precisam mudar seus paradigmas, principalmente em processos de ensino-aprendizagem. Enfatizou-se em várias palestras a necessidade de romper com modelos de aprendizagem pela transmissão de conhecimento. Destacou-se a necessidade de pensar currículos que possam desenvolver habilidades e competências nos estudantes, a partir de metodologias calcadas na construção do ensino-aprendizagem, mediada pelo professor.

Nos debates, o SINAES foi evidenciado como um importante elemento para a qualificação das Instituições de Educação Superior. Em algumas falas houve afirmações de que o SINAES produziu melhorias na medida em que possibilitou às IES instituir uma cultura de avaliação. Mas, para isso, a avaliação não pode ser realizada apenas para cumprir as exigências do MEC. Por outro lado, em vários paineis observou-se críticas ao SINAES, apontando-se como fragilidade o protagonismo do ENADE para o cálculo dos indicadores Conceito Preliminar de Curso – CPC e Índice Geral de Curso – IGC. Destacou-se que o Evento AVALIES realizou-se em grande medida pelo SINAES, uma vez que este Sistema possibilitou o estudo e o desenvolvimento de pesquisas e debates no tema avaliação, o que na visão deles é positivo.