Primeira etapa da Olimpíada Empreendedora acontece na próxima segunda-feira - Unijuí

Primeira etapa da Olimpíada Empreendedora acontece na próxima segunda-feira

Atividade inicial será realizada durante o Salão do Conhecimento.

Na próxima segunda-feira, 28, às 19h30, no Salão de Atos do câmpus Ijuí, acontece a palestra “Conceitos (e prática) do Empreendedorismo Experimental”, com o consultor Juliano Trevizan. O evento integra a etapa de sensibilização da Olimpíada Empreendedora.

Segundo a vice-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão Evelise Berlezi, o objetivo da palestra é fazer com que os estudantes entendam o que é ser um empreendedor e se percebam na posição de empreendedores. “A universidade vem discutindo a importância de formar um sujeito que, além de desenvolver sua capacidade técnica e sua capacidade de reflexão, desenvolva também seu espírito empreendedor. A Olimpíada Empreendedora vem para materializar uma das ações nesse contexto de formação de um profissional empreendedor”, destaca.

Palestrante - Juliano Trevizan é graduado em Administração pela UFRGS. Foi um dos responsáveis pelo movimento de empresas juniores da UFRGS, trabalhou na PS Júnior, no Encontro Nacional de Empresas Juniores e foi co-fundador do Núcleo de Empresas Juniores da UFRGS. Foi professor de educação democrática, trabalhou como consultor na Falconi Consultores de Resultado, e é responsável pela área de educação da Semente Negócios.

Programação da Olimpíada Empreendedora - A programação é dividida em três etapas: A primeira com a palestra de sensibilização (28/09) e a formação dos times (29/09). A segunda é a de capacitação (24/10). A terceira é a banca final (14/11). Os participantes precisam encontrar soluções para problemáticas que a cidade de Ijuí vive hoje, como reciclagem e tratamento de resíduos. Os estudantes precisam trabalhar na resolução desses problemas, montando a partir daí um plano de negócios, que será avaliado pela banca examinadora.

“O nosso aluno, nesse processo de formação, pode ter uma boa ideia, avaliar essa ideia e perceber que ela pode se tornar um negócio, e que esse negócio pode efetivamente se implementar. A UNIJUÍ pensa hoje em agregar no perfil do egresso essa formação empreendedora, na busca de gerar desenvolvimento para nossa região”, afirma a vice-reitora.

As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 28, no Portal da UNIJUÍ. Podem se inscrever alunos de graduação da UNIJUÍ de diferentes áreas do conhecimento.

Sobre a Olimpíada Empreendedora

A Olimpíada Empreendedora UNIJUÍ tem como objetivo socializar conceitos acerca do empreendedorismo através da disponibilização de ferramentas que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, desafiando-os a pensar, imaginar e apresentar uma solução a um dos temas propostos.

O 1º lugar ganha uma vaga gratuita na Incubadora da UNIJUÍ e uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela UNIJUÍ: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD ou Marketing Estratégico – EaD.  O 2º lugar, uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela UNIJUÍ: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD ou Marketing Estratégico – EaD. Todos os participantes receberão certificado de formação complementar de 60 horas.

A Unijuí realiza a Olimpíada Empreendedora pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Agência de Inovação Tecnológica - AGIT, com o apoio do Governo Federal através do Ministério de Ciência e Tecnologia.