Inicia o Salão do Conhecimento na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa - Unijuí

Inicia o Salão do Conhecimento na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa

Palestra sobre empreendedorismo, exposição e apresentação de pôsteres abrem a primeira noite do evento na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa.

Iniciou na segunda-feira, 28 de setembro, o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ. No câmpus de Santa Rosa, a primeira noite foi das Engenharias e da palestra do curso de Administração sobre empreendedorismo. Alunos dos respectivos cursos estiveram prestigiando o evento e interagindo com os oito trabalhos expostos.

Divididos em três salas, os participantes apresentaram seus pôsteres para as turmas de Engenharia Civil e Elétrica. Esse método diferenciado de apresentação proporciona uma interação maior dos alunos e um melhor aproveitamento do conteúdo produzido.

Cristiane Couto, responsável pela organização do Salão Câmpus Santa Rosa deste ano, explica que a ideia iniciou na edição do ano passado e segue em virtude dos resultados positivos observados: “Nosso objetivo é que os alunos participem e entendam o que realmente é o Salão do Conhecimento, o que traz de benefício para eles. Queremos incentivar aqueles que não estão participando. Já notamos a mudança do ano passado para esse, principalmente no número de trabalhos, que aumentou bastante. Este ano serão 135 trabalhos”.

Um dos destaques foi a participação dos acadêmicos da Universidade Federal Fronteira Sul, câmpus Cerro Largo, e egressos da UNIJUÍ – Santa Rosa. Houve troca de experiências e conhecimento com os estudantes presentes. O tema “Influência da Drenagem Urbana nas Enchentes”, do engenheiro formado pela UNIJUí Alvaro Bianchini Soares, foi um dos mais debatidos.

“Nós engenheiros, somos os responsáveis pelo controle do crescimento habitacional em lugares impróprios, pois antes de autorizar uma obra devemos levar em conta suas condições e onde as mesmas estão localizadas”, destacou Alvaro.

Nesta edição do Salão do Conhecimento em Santa Rosa, o grande destaque estará na participação de alunos argentinos. Serão doze trabalhos apresentados durante a semana, em sua maioria relacionados às engenharias. Estes serão debatidos, analisados e comparados com os trabalhos dos estudantes da UNIJUÍ. Também haverá exposição de painéis e apresentações culturais.

Para o pró-reitor da universidade, Ariosto Sparemberger, o Salão é “um momento diferencial para a universidade mostrar o que está produzindo em relação à pesquisa”.

Texto: Laura Degliuomini Lanzarin, estudante de Jornalismo UNIJUÍ.

Fotos: Jardel Hillesheim, estudante de Jornalismo UNIJUÍ.