“Memória na Ponta dos Dedos” reuniu bom público no Câmpus Ijuí - Unijuí

“Memória na Ponta dos Dedos” reuniu bom público no Câmpus Ijuí

A UNIJUÍ, por meio do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI) promoveu na noite de sábado, 26, a apresentação da peça teatral “Memória na Ponta dos Dedos”, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.

Um bom público prestigiou a apresentação do Grupo Signatores, o único grupo de teatro com atores surdos no Rio Grande do Sul e que se diferencia por produzir material artístico e acadêmico nas áreas de Teatro-Educação, com pesquisadores ouvintes e surdos, com uma produção teórica e prática.

Com a peça teatral “Memória na Ponta dos Dedos”, o Grupo Signatores aborda temas como a dificuldade de comunicação, incompreensão de familiares, a escolha entre escola inclusiva ou escola para surdos, construção de uma identidade dentro da cultura surda, entre outras temáticas. Riso, drama, sátira e crítica são alguns dos elementos que compõem a peça, encenada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acompanhada por um personagem-narrador (áudio em Português).

Sobre o Grupo Signatores

Formado em 2010, o Grupo Signatores surgiu do interesse comum dos seus participantes em investigar os processos de construção da linguagem teatral própria da cultura surda. No teatro, o corpo do ator é o seu próprio instrumento artístico, e a expressão corporal é um dos meios privilegiados de comunicação com a plateia. Na cultura surda, a expressão corporal vai além de uma forma de comunicação; ela faz parte da construção gramatical da língua dos surdos, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A possibilidade de experimentação na interface da utilização corporal da Língua de Sinais e da linguagem teatral foi o ponto de partida para a pesquisa do grupo.