Pesquisa na Unijuí: as avaliações do CNPq no Salão do Conhecimento - Unijuí

Pesquisa na Unijuí: as avaliações do CNPq no Salão do Conhecimento

Centenas de trabalhos foram avaliados pelos avaliadores do órgão federal.

Durante o Salão do Conhecimento, os Bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica de Projetos da Unijuí foram avaliados por consultores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Centenas de trabalhos e bolsistas foram avaliados nos dois primeiros dias de evento, através de apresentação oral de suas pesquisas e verificação de relatórios. Estiveram no evento cinco avaliadores do CNPq, vindos das Universidades de Santa Maria e de Passo Fundo, todos pesquisadores vinculados ao órgão federal. Assim como os estudantes, os professores recebem bolsas de pesquisa do CNPq e, assim, cabe-lhes fazer análises e avaliações para o Conselho de outras pesquisas. Em média, cada avaliador analisou 13 trabalhos de apresentação oral nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e Tecnológicas, durante o Salão do Conhecimento.

As avaliações acontecem de duas maneiras: avaliação da exposição do trabalho a avaliação dos relatórios. Os relatórios precisam estar com todos os documentos solicitados em anexo, itens como planilhas de avaliação do estudante e do professor são meios de comprovar a realização do estudo e os resultados alcançados, de acordo com os avaliadores. Já na avaliação da apresentação oral, os consultores analisam como o aluno realizou o estudo, a coleta, sistematização, análise dos dados e a conclusão a que chegou. Os bolsistas devem mostrar que sabem o que foi pesquisado.

Segundo o professor Dr. Paulo Sérgio Ceretta (UFSM), um dos consultores do CNPq, a edição de 2015 do Salão do Conhecimento teve uma melhora representativa nas apresentações em relação à edição do ano passado, como também a estrutura e a organização do evento. “Ficou claro que o aluno tem um melhor entendimento do processo de realização do trabalho que ele está desenvolvendo, e uma maior participação dos professores orientadores acompanhando os alunos durante a apresentação da pesquisa”, observou.

Já para a professora Drª Zaida Inês Antoniolli (UFSM), que participa pela primeira vez do Salão do Conhecimento, os trabalhos apresentados estão muito próximos de trabalhos apresentados em mestrados. “Os alunos demonstram-se engajados com o desenvolvimento das pesquisas, a maioria deles sabia o que estava fazendo, inteirados e motivados com a realização do trabalho”, salientou.

Texto de Raquel Pedroso Souza, estudante de Jornalismo da Unijuí