Trabalhos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família são destaques no Salão do Conhecimento - Unijuí

Nesta terça-feira (29), ocorreu o segundo dia do Salão do Conhecimento na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. Foram expostos no total 58 trabalhos, nas áreas da saúde, aplicadas, exatas, humanas, biológicas e da terra.

O maior destaque da noite foi a área da saúde, através do programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O curso é realizado através de uma parceria entre a UNIJUÍ e Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR). Um curso de nível de Pós-Graduação Lato-sensu, onde oferece bolsas de estudos financiadas pelo Ministério da Saúde, que forma e prepara profissionais para atuarem preferencialmente e prioritariamente na atenção básica a saúde.

Michele Silva Lachino e Flávia Michelle Pereira de Albuquerque, ambas autoras e coautoras dos trabalhos, estiveram apresentando os pôsteres com as tenáticas: “A autonomia do enfermeiro na realização do Pré Natal de Baixo Risco em Santa Rosa – RS: relato de experiência”, “Puericultura: o cuidado multidisciplinar à saúde da criança em Santa Rosa – RS e “A construção do plano de atenção à rede de urgências e emergências em uma região de saúde do estado do Rio Grande do Sul”.

De acordo com as estudantes, os três trabalhos trataram principalmente do fato de enfermeiros e psicólogos estarem preparados para cuidar não somente de uma determinada faixa etária ou doença, como os médicos e os nutricionistas.

Flávia durante o seu trabalho, dá uma grande ênfase à puericultura, que é o acompanhamento dos bebês nos estágios de peso, comprimento e alimentação, que vão dos primeiros meses até a adolescência.

A programação do Salão do Conhecimento continua na tarde de hoje com o painel temático “A adolescência e a escolha profissional”, na sala A 204 e a noite seguem as apresentações dos trabalhos nas Salas: B 105, B 104, B 306, A 208 e A213.

Texto e Foto: Mariele Greff, estudante de Jornalismo da Unijuí.