UNIJUÍ promove debate sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior aos gestores e professores - Unijuí

As Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ realizaram entre os dias 20 a 22 de outubro mais uma etapa de Formação Continuada para os Docentes da Instituição.

O evento foi marcado por dois momentos: a formação geral para todos os docentes da instituição, por meio de uma palestra com o tema: “Metodologias Ativas no Ensino Superior” ministrada pela professora Drª Neusi Aparecida Navas Berbel e mediada pelo Professor Drº. Gil Guimarães, do Curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, o qual vem utilizando metodologias ativas como uma das possibilidades para o ensino e aprendizagens dos estudantes do curso.

Outro momento foi marcado com atividades de Formação Específica para gestores acadêmicos. Nesta etapa, a profª Berbel discutiu as concepções de verificação e de avaliação da aprendizagem no ensino superior, da metodologia de problematização no ensino e na pesquisa, tendo por base o Arco de Maguerez, o Arco de Bordenave e Pereira e o Arco de Berbel. Depois da teorização a professora Neusi, desafiou os professores a realizarem uma vivência de metodologia de problematização, considerando as primeiras etapas da mesma a partir da temática Planejamento.

Para a equipe organizadora do evento, o objetivo desta formação considerou os pressupostos do PDI e buscou atender a uma demanda explicitada nos pareceres dos NDE´s e nos debates do Fórum de Coordenadores e dos Grupos de Pesquisa, no sentido de aprofundar a compreensão acerca de metodologias ativas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores constituindo o perfil do Egresso Unijuí.

Sobre a palestrante

A professora Neusi Berbel, possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP.  Aposentou-se este ano como professora associada da Universidade Estadual de Londrina, após 42 anos de atuação na área pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem, formação de professores e pesquisa.