Projeto "Caminhos Do Lixo: Da Separação à Geração de Renda” é finalista em prêmio da AL-RS - Unijuí

O projeto “Caminhos do Lixo: Da Separação à Geração de Renda”, desenvolvido pela Fidene/Unijuí, é um dos 12 finalistas concorrentes ao Troféu Tema Norteador, da Assembleia Legislativa do Estado, dentro da 16ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social.

O projeto é executado pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, e busca proporcionar a geração de emprego e renda para duas associações de reciclagem do município de Ijuí, através da doação dos resíduos gerados nos espaços da Universidade, após a implantação da coleta seletiva do lixo nos moldes sugeridos pela legislação vigente (Resolução CONAMA 275/2001).

O projeto está alicerçado em dois grandes eixos direcionadores: a educação ambiental e a inclusão social. Em relação ao eixo da educação ambiental, foi feito um trabalho de capacitação de funcionários para servirem de agentes ambientais, bem como também foram capacitados os colaboradores do setor de limpeza e conservação, que atuam diretamente na coleta. Na etapa seguinte, foram implantadas lixeiras nas cores padrão, para a separação do lixo de acordo com as regras da coleta seletiva. As ações compreenderam também a ampla divulgação do projeto nos canais de divulgação institucionais.

Em relação à inclusão social, foram formalizadas parcerias com duas associações do município de Ijuí - a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí – ACATA IJUÍ e a Associação de Reciclagem da Linha 6 – ARL6, cuja atuação também atende às normas ambientais vigentes. Estas associações passaram a receber o material oriundo da coleta seletiva. Pode-se destacar que a ação de separar o lixo agregou benefícios e vantagens diretamente ao grupo de catadores das duas associações integrantes deste projeto. Através da separação nos moldes da coleta seletiva, as associações receberam material de melhor qualidade proporcionando maior valor de mercado aos produtos, aumentando sua renda. Ainda disponibilizou o material limpo, sem sujeiras ou contaminações, ocasionando uma melhor condição de trabalho aos catadores, além de propiciar ganho em escala de produção devido à diminuição do tempo de triagem deste material.

Como primeiros resultados, nos primeiros seis meses de execução do projeto, foram produzidas 20 toneladas de resíduos. Destas, 10 toneladas, que representam 53% do total, foram destinados às associações de catadores gerando emprego e renda. Com a institucionalização da coleta seletiva, a Fidene/Unijuí oportunizou benefício para duas associações legalmente formalizadas no município de Ijuí – RS, sendo que beneficia diretamente um público de 40 pessoas e indiretamente mais de 150 entre familiares e demais integrantes da comunidade, constituídos em sua maioria por mulheres, com baixa escolaridade e que residem em lugares periféricos da cidade.

Tema Norteador – Destaque RS

O tema norteador da 16ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social engloba cases de ações efetivadas em 2014 que representem práticas inovadoras de responsabilidade social que se configurem em novas e significativas práticas e/ou diferentes formas de aplicar uma ferramenta, metodologia de gestão da responsabilidade social. Os 12 indicados como finalistas ao Tema Norteador participarão de Seminário para apresentação dos cases selecionados, no dia 09 de novembro, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre.

Confira reportagem especial produzida sobre o projeto “Caminhos do Lixo: Da Separação à Geração de Renda”: