Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques comemora aniversário - Unijuí

Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques comemora aniversário

O nome foi escolhido em homenagem ao professor Mario Osorio Marques.

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques está comemorando o aniversário de 12 anos de sua denominação, em homenagem ao fundador da FIDENE/UNIJUÍ, o professor Mario Osorio Marques.

Desde 2003, quando a Biblioteca passou a ser chamada com o nome do professor, que foi leitor e entusiasta da pesquisa, assim como incentivador da produção intelectual do corpo acadêmico, sempre esteve envolvido com livros e ideias novas. Até então a biblioteca tinha o nome de Biblioteca Universitária.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques tem como missão “Promover o acesso e a disseminação da informação, ações de cunho social, cultural e educacional para a comunidade acadêmica e regional”. Busca ser reconhecida como um centro de informação dinâmico, atualizado e tecnologicamente avançado, para subsidiar a construção do conhecimento e promover o desenvolvimento sociocultural, como forma de representar nosso homenageado, que foi um pesquisador de destaque e incentivador da aprendizagem pela pesquisa.

Dia Nacional do Livro

Na data de hoje também se comemora o “Dia Nacional do Livro”, data escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 29 de outubro de 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.