EFA realiza o 18º Festidance - Unijuí

EFA realiza o 18º Festidance

Este Festival de danças teve como objetivo  valorizar a expressividade, a criatividade, o diálogo e a elaboração coreográfica como meio de estudo, de troca de saberes, de construção de conceitos.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/ EFA realizou a 18º Edição do FESTIDANCE, na noite desta quarta feira, 28/10.

Com o salão de Atos da UNIJUÍ lotado, a comunidade Escolar e convidados puderam prestigiar um pequeno recorte de um grande trabalho, pautado no respeito às múltiplas vozes. Segundo o coordenador do evento, professor Marcos Maggio, os alunos construíram as apresentações baseados no tema gerador do evento, sendo: Dança no contexto escolar: aprendendo, inspirando e transformando.

As turmas foram divididas em categoria A, a qual continha as turmas dos Anos Finais, já as turmas do Ensino Médio formaram a categoria B. Na categoria A - anos finais  do ensino fundamental - sagrou se campeã o 9º ano, turma C91,  que apresentou o tema Dança que Contagia, onde através da dança a turma pode passar ao público a ideia de que a música, a felicidade e a alegria se espalham pelo nosso meio, contagiando a todos de maneiras diferentes, mostrando que independentemente do ritmo a música consegue despertar em quem a escuta diversos sentimentos, ou mesmo lembranças vividas.

Na categoria B - ensino médio - a campeã foi o 3º ano, turma 231, que abordou o tema Arte: Identidade e Sociedade. Atraves desse tema a perspectiva da turma foi mostrar o quanto a arte interfere e influencia na vida das pessoas e em sua identidade, que às vezes é oprimida pela sociedade e leva a agir de tal forma. Ou seja, a arte pode mudar uma pessoa, pode fazê-la repensar suar ações, seu modo de vida, descobrir o quanto realmente gosta de algo, e esquecer os problemas que a sociedade vê nisso.

O evento teve apoio de uma equipe de trabalho formada por professores, funcionários, equipe diretiva, pais e também da Academia Dance Fit. Todos esses segmentos se envolveram diretamente com todas as demandas do Festival.

Segundo a Diretora da EFA, professora Rosane Nunes Becker, o Festidance foi pioneiro na década de 80 como festival de dança escolar. Hoje redimensionado apresenta ainda a sua essência: a expressão e o valor do trabalho construido em conjunto, professores e alunos, na tarefa de pensar a coreografia, a interpretação artística, a harmonia e o figurino. Mais do que a exaltar a dança que as  mídias publicizam é usar a dança como linguagem, como conhecimento, como afirmação de cada um na sua singularidade e no coletivo.