Debate sobre História em Quadrinhos e Colecionismo marca o Dia do Design - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Debate sobre História em Quadrinhos e Colecionismo marca o Dia do Design

 
 

Na última quinta-feira, 05 de novembro, o Curso de Design realizou um evento comemorativo ao dia da profissão, tendo como temática o Design, História em Quadrinhos e Colecionismo.

O evento recebeu o apoio do Centro Acadêmico do Curso de Design (CADES) e do Escritório de Design da Unijuí, contando com a participação de três convidados especiais: Jesus Nabor Barbosa Ferreira, proprietário da empresa Zona Franca Comics, situada em Santa Maria- RS; Walquir Fagundes, publicitário; e Tailur Martins, professor e colecionador de quadrinhos.

Os convidados apresentaram e discutiram com o público sobre a importância do design na evolução das histórias em quadrinhos, trazendo vários exemplos de revistas, livros, personagens, desenhistas e editoras que marcaram a evolução do setor no exterior e no Brasil. Também foi discutido sobre o atual momento dos quadrinhos, que estão relacionados à diversos produtos e mídias, principalmente, devido à grande exposição pelo cinema e tv.

Segundo os participantes, a partir do final dos anos 80 e começo dos anos 90 a ligação entre histórias em quadrinhos e cinema começou a ser melhor percebida pelo grande público. Nesse período, começaram a surgir grandes produções hollywoodianas baseadas em adaptações de conhecidos personagens de quadrinhos e suas histórias para o cinema. Apesar de já existirem muitas adaptações de sucesso anteriores a esses anos, como Superman de 1978 e Flash Gordon de 1936 e 1980, foi depois do Batman de Tim Burton, em 1989, que Hollywood abriu os olhos para o universo dos quadrinhos. Conforme reportagem do site de entretenimento Omelete (2015), o mercado dos quadrinhos nos EUA atingiu US$ 715 milhões em 2012.

Além disso, foi realizada uma pequena exposição com vários itens do trabalho e coleções pessoais dos participantes, juntamente com bonecos desenvolvidos por alunos do Curso de Design na disciplina de Modelagem Espacial I. 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.