Gincana: revitalização de espaços merece o reconhecimento da Universidade - Unijuí

Gincana: revitalização de espaços merece o reconhecimento da Universidade

Projetos que mais se destacaram na Prova Especial serão reconhecidos com troféus entregues pela Unijuí.

Muito além de uma competição, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez, proporcionou às escolas participantes e as comunidades onde estão inseridas, uma oportunidade. A Prova Especial deste ano, intitulada “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”, proporcionou aos estudantes das 94 escolas inscritas no evento, que trabalhassem para deixar um legado às suas cidades: a revitalização de um espaço público.

O desafio proposto aos estudantes teve três eixos: a renovação - intervenção sobre um espaço urbano, com substituição parcial ou total do patrimônio urbanístico e mobiliário; reestruturação - introdução de novos elementos estruturantes como bancos, brinquedos, espaço de tráfego; e reabilitação – devolver a usabilidade em toda sua infraestrutura – limpeza, reflorestamento, jardinagem.

No desafio, os estudantes tiveram que planejar e executar um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade da escola: uma praça, bosque, canteiro, trevo de acesso, jardins de hospitais, asilos, creches, orfanatos, cemitérios. A equipe também precisou documentar o projeto desde seu planejamento até a conclusão e execução.

A revitalização de um espaço depreciado teve o objetivo de promover a reutilização ou a plena utilização da infraestrutura do local, trabalhando pela melhora da qualidade de vida, qualificação da sustentabilidade ambiental e fomento das práticas de lazer, de esporte e, ainda, de interação social e comunitária.

E os estudantes arregaçaram as mangas, procuraram ajuda de pessoas, empresas e do poder público. De todos os projetos recebidos pela comissão julgadora da Gincana, a grande maioria atingiu os objetivos propostos no regulamento. Os trabalhos que mais se destacaram, vão receber uma homenagem da Universidade. A Unijuí vai disponibilizar um troféu homenageando a iniciativa na Prova Especial da Gincana 2015 das seguintes escolas:

- Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil, de Alecrim;

- Escola Estadual E. B. Santos Dumond, de Santa Rosa;