Projeto de extensão universitária propõe melhorias no Bairro Getúlio Vargas - Unijuí

Projeto de extensão universitária propõe melhorias no Bairro Getúlio Vargas

Projeto “Ações Comunitárias Multidisciplinares: Construção de Soluções Socioambientais para o Desenvolvimento Local no Município de Ijuí-RS” envolve três departamentos da Instituição, abrangendo oito cursos e seis bolsistas de diversas áreas.

Na noite de sábado, 07 de novembro, aconteceu na sede do Bairro Getúlio Vargas, em Ijuí, o “Jantar Dançante” e a escolha da “Mais Bela Comunitária do Bairro”. O evento teve como objetivo angariar fundos para a construção da Capela Mortuária do bairro. Professores e acadêmicos/bolsista PIBEX e PROAV extensionistas da UNIJUÍ, através do Projeto de Extensão Universitária “Ações Comunitárias Multidisciplinares: Construção de Soluções Socioambientais para o Desenvolvimento Local no Município de Ijuí-RS”, estiveram envolvidos na organização e planejamento do evento, conjuntamente com a equipe da Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas.

Participam do projeto três departamentos da Instituição, abrangendo oito cursos e seis bolsistas: Departamento de Humanidades e Educação (DHE), com os cursos de História e Geografia, área de Artes; Departamento de Estudos Agrários (DEAg), com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia; e Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), com os cursos de Engenharia Civil e Design. O projeto conta ainda com o apoio e parceria do Departamento de Ciências da Vida, através da coordenação do Curso de Estética e Cosmética, que foi responsável pela maquiagem e cabelo das candidatas ao título de “Mais Bela Comunitária”. Na tarde de sábado, as candidatas se deslocaram da sede do bairro até o Laboratório no Câmpus Ijuí, onde duas acadêmicas do Curso de Estética e Cosmética e bolsistas do projeto realizaram a atividade.

O curso de Comunicação Social também apoiou a atividade, com a participação de um acadêmico que fez o registro fotográfico do evento. A UNIJUÍ se fez presente de modo especial, pelo apoio da Coordenadoria de Marketing que cedeu brindes e camisetas do Vestibular Verão 2016, as quais foram vestidas pelas candidatas no desfile. Os professores e acadêmicos dos cursos envolvidos buscaram junto à comunidade Ijuiense doações para o evento e realizaram o protocolo do evento, a decoração e a apresentação do projeto e das atividades desenvolvidas.

Na oportunidade, o professor Paulo Scortegagna, coordenador do Projeto, apresentou conjuntamente com membros da equipe, aos participantes do evento, as atividades desenvolvidas com a Associação de Moradores do Bairro durante o ano 2015, bem a agenda das próximas ações/atividades que ocorrerão até o final do mês de dezembro próximo. O Projeto objetiva promover a construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local com sustentabilidade no município de Ijuí, através da educação ambiental, com vistas a desencadear ações de melhorias da qualidade ambiental e de vida da população dos bairros e a construção de práticas pedagógicas e troca de saberes com base nas concepções de Cultura Fotográfica, Design Social e Interdisciplinaridade.