Educação Ambiental é tema de Seminário de Formação na Unijuí - Unijuí

Educação Ambiental é tema de Seminário de Formação na Unijuí

Está em desenvolvimento nesta terça-feira, no Câmpus Ijuí, o Seminário de Formação Geral e Humanista, que nesta edição tem como painelista o professor Dr. Marcos Sorrentino, da Universidade de São Paulo.

No turno da tarde, a programação organizada pela Vice-Reitoria de Graduação tem como temática “Instituições Sustentáveis: o olhar da educação ambiental”. Já no turno da noite, a programação é organizada pelo Departamento de Humanidades e Educação, e tem como tema “Educação Ambiental: da pedagogia às políticas públicas”.

O palestrante, Prof. Dr. Marcos Sorrentino, possui graduação em Biologia e Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Educação e pós-doutorado no Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo e no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, onde também foi pesquisador colaborador. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, assessor especial do Ministro da Educação para a construção da política ambiental do MEC, participando desde os anos 70 de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. Desde 1988 atua no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, e atualmente como professor livre-docente, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental.

Segundo Sorrentino, instituições sustentáveis são aquelas que educam, cotidianamente, e para isso, as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e gestão universitária precisam e podem se questionar na direção do que é necessário, o que é possível ser feito para que façamos a transição para uma sociedade sustentável: