Café tecnológico marca inserção de três novas empresas na Incubadora e outras duas graduadas - Unijuí

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí realizou na manhã desta quinta-feira mais uma edição do Café Tecnológico, evento que integra a Semana do Empreendedorismo, em desenvolvimento desde a terça-feira no município de Ijuí.

O evento marcou a graduação de duas empresas e o lançamento de três novas empresas na Incubadora.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Evelise Berlezi, destacou a importância do papel da Criatec, enfatizando a graduação de duas empresas e a inserção de três novas empresas na Incubadora. Também destacou a programação da Semana do Empreendedorismo e a palestra realizada na terça-feira, na Unijuí, com o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Cléber Prodanov, que abordou a importância da articulação entre Universidade, Poder Público e meio empresarial, o que, segundo a Vice-Reitora, acontecendo de forma positiva no município. “Isso significa conhecimento gerando PIB, pois o conhecimento gerado pela pesquisa é o grande potencial para o desenvolvimento do país”. Evelise Berlezi lançou o desafio para a Incubadora para lançar, em 2016, um programa de mentoria, envolvendo empresários dispostos a contribuir com os jovens empreendedores, a partir de suas trajetórias. Também destacou a necessidade de definição de políticas públicas de incentivo que garantam a permanência das empresas graduadas no município, hoje num total de dez já graduadas.

O Prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, destacou a integração entre as esferas do município e a necessidade de fortalecer ainda mais esta relação, de modo a estabelecer iniciativas de inovação e empreendedorismo. A Criatec, segundo o prefeito, é um laboratório de ideias neste sentido, e para isso lançou o desafio para que a Prefeitura Municipal e a Universidade, por meio da Criatec, promovam nos próximos dias um seminário para apresentação das empresas incubadas e graduadas aos empresários da região, divulgação o que cada uma faz.

Novas empresas incubadas

BRSOAP Indústria de Cosméticos Orgânicos e Naturais: neste primeiro momento vai fabricar sabonetes líquidos para pessoas alérgicas ou em tratamento com quimioterapia.

Humana Gestão de Pessoas: atua na área de consultoria em gestão de pessoas, com foco em desenvolvimento de pessoas para produção de resultados, e inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho.

Belvederi Indústria de Equipamentos Elétricos: tem como principal produto o secador de cuias, proporcionado um chimarrão mais saboroso.

Empresas graduadas

Bindai: Fundada em 2013, trabalha na fabricação de equipamentos para atividades físicas e pilates. O destaque é o Forunit, que reúne três equipamentos em um para a prártica de Pilates e é o único no Brasil com esta funcionalidade.

BS Blocos: Fundada em 2011, atua na área de fabricação de blocos para construção civil. Tem como missão empreender soluções sustentáveis, inovadoras, de qualidade reconhecida tendo como referência as pessoas, a comunidade e o meio ambiente, gerando resultados para os envolvidos. Os principais produtos são o bloco ecológico, meio bloco ecológico e bloco canaleta.