“Água, desenvolvimento e sustentabilidade” é tema de Jornada Internacional na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Água, desenvolvimento e sustentabilidade” é tema de Jornada Internacional na UNIJUÍ

 
 

O encontro está discutindo assuntos relacionados as águas internacionais, especialmente com países da América Latina e a preocupação com a vida futura no planeta.

A UNIJUÍ juntamente com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Câmara de Vereadores de Santa Rosa e Corede Fronteira Noroeste estão realizando no dia de hoje, a Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade, no Auditório central do Câmpus Santa Rosa.

O encontro está discutindo assuntos relacionados as águas internacionais, especialmente com países da América Latina e a preocupação com a vida futura no planeta.  Assim como a preservação, o desenvolvimento sustentável e racional do uso das águas.

A programação teve início na manhã de quinta-feira, dia 12, com o painel “Gestão de Recursos Hídricos no Brasil”. Na sequência foi realizada a abertura oficial com diversas autoridades e também contou com a presença da Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que na oportunidade assinou o protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS e o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis da Provincia de Misiones. A assinatura por parte das autoridades Argentinas não ocorreu, devido a impossibilidade de travessia nos portos durante a manhã de quinta-feira, por causa do nível elevado de águas do Rio Uruguai. Dessa forma a Ministrra de Ecologia e Recursos Naturais Renováveis da Provincia de Misiones, Viviana Rovira, que estava sendo aguardada para o evento não pode comparecer. Nos próximos dias será buscada a assinatura da ministra na Argentina.

Ainda durante a abertura foi realizada a apresentação da Proposta inicial da Carta de Santa Rosa para as Águas, Desenvolvimento e Sustentabilidade, pelo Presidente do Corede/FN, professor Pedro Büttenbender, que retrata oito proposições sobre águas e meio ambiente, firmado pelas autoridades e demais presentes no evento.

Na parte da tarde, foram realizados mais dois painéis: “Gestão de Recursos Hídricos nos países do Mercosul” e “Relatos e Oportunidades”.

Durante a manhã de hoje sexta-feira, dia 13, as atividades estarão concentradas com o painel “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. E pela parte da tarde acontecerá uma reunião das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

 

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.