Primeira edição da Olimpíada Empreendedora chega ao final neste sábado - Unijuí

Primeira edição da Olimpíada Empreendedora chega ao final neste sábado

Os 10 grupos participantes vão defender suas ideias para uma banca avaliadora. A campeã ganha uma incubação na Criatec.

Transformar ideias em negócios e ainda buscar a solução de problemas da cidade. Esse foi o desafio que estudantes da Unijuí encararam na primeira edição da Olimpíada Empreendedora. A competição proporcionou ideias para quatro áreas do município de Ijuí: Produtos culturais; Comércio eletrônico; Meio ambiente: reciclagem e tratamento de resíduos; e Espaços urbanos e qualidade de vida.

Neste sábado, a primeira edição do projeto chega ao final, quando os projetos serão avaliados por uma banca. Foram formados 10 grupos, que tiveram de entender o problema proposto, buscar a solução, viabilizando, para isso, um plano de negócios. O campeão vai ganhar a incubação na Criatec - Incubadora de Negócios da Unijuí e outros prêmios.

Da largada da Olimpíada a banca final, foram cerca de dois meses de muito trabalho. Os grupos tiveram que se aprofundar em seus temas e sacar boas ideias para viabilizar o plano de negócios. Para isso, contaram com a orientação da Unijuí e da empresa Semente Negócios – Educação Empreendedora, de Porto Alegre.

“Todos os grupos trouxeram ideias que tinham em sua essência o objetivo de melhorar a cidade, seja no aspecto ambiental, em qualidade de vida, estímulo à cultura. Isso mostra a vontade dos alunos em contribuir de forma real para a construção de melhorias para Ijuí. Sobre o trabalho em si, os grupos estão engajados em fazer ações reais na cidade, que possam trazer de imediato algum benefício à população, como um grupo que realizou uma palestra para 200 pessoas sobre reciclagem de lixo eletrônico, além de uma oficina com crianças sobre o mesmo tema”, salienta Juliano Trevizan.

Ter a experiência de desenvolver uma ideia além da sala de aula, criando produtos ou serviços, tem sido um grande aprendizado aos estudantes da Unijuí. “Tivemos um grande aprendizado com as palestras e treinamento da Olimpíada, com as pesquisas desenvolvidas pela equipe e com os contatos adquiridos. Essa é a primeira vez que participo de uma competição como esta, e quando penso que pode se tornar algo mais concreto, sinto um friozinho na barriga. Tem sido uma experiência bem diferente”, salienta Angélica Monique Boehm, estudante de Engenharia Civil.

Premiação

O 1º lugar ganha uma vaga gratuita na Incubadora da UNIJUÍ e uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela Universidade: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD; ou Marketing Estratégico – EaD.  O 2º lugar, uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela UNIJUÍ: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD; ou Marketing Estratégico – EaD. Todos os participantes receberão certificado de formação complementar de 60 horas.

A promoção da Olimpíada Empreendedora na Universidade é da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Agência de Inovação Tecnológica - AGIT, com o apoio do Governo Federal, através do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na galeria de fotos, atividades de campo desenvolvidas por alguns grupos da Olimpíada