Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem

 
 

O tema “Cuidados da Saúde do Homem no contexto do Novembro Azul” motivou palestra na tarde desta quarta-feira, no Câmpus Ijuí, com o médico urologista Mauro Antônio Massafra. A atividade integra a programação do Novembro Azul na Fidene/Unijuí, e foi dirigida a funcionários dos diversos setores da Instituição. 

A exemplo do mês de outubro, marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de se comemorar o Novembro Azul, cuja campanha mundial tem como objetivo de alertar para a necessidade de cuidados com a saúde do homem, mais especificamente de prevenção ao câncer de próstata. O mês foi escolhido pois no último dia 17 se comemorou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Na palestra, o médico Mauro Massafra destacou os cuidados que os homens devem ter com a saúde em geral, mas com destaque para o câncer de próstata, que é uma das principais preocupações relacionadas à saúde do homem. Segundo o urologista, estas palestras são importantes para desmistificar a ideia que os homens não precisam cuidar da saúde:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.