UNIJUÍ participa da 6ª Reunião de Trabalho do CNPq - Unijuí

UNIJUÍ participa da 6ª Reunião de Trabalho do CNPq

Nos dias 18 e 19 de novembro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza a 6° Reunião de Trabalho com Pró-Reitores de Pesquisa e Coordenadores dos Programas PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI, para avaliar os resultados alcançados no período 2014/2015. A reunião acontece no auditório do CNPq, em Brasília.

O encontro conta com cerca de 300 representantes e coordenadores de Iniciação Científica. A UNIJUÍ está sendo representada pela Assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Marileide Regina Schiavo.

Participaram da abertura do evento a Diretora de Cooperação Internacional (DCOI), Dra Glenda Mezaroba e o Presidente do CNPq, Dr. Herman Chaimovich. A Dra. Glenda apresentou o panorama da Iniciação Científica e Tecnológica no Brasil, informando que do total de bolsas concedidas pelo CNPq, 44% são na IC. Há, atualmente, 24.210 bolsas distribuídas para 352 instituições. Entre os objetivos desta concessão está a contribuição para a redução do tempo médio de permanência do aluno na pós-graduação. Coloca como desafios para as instituições: aprimorar os instrumentos de acompanhamento e avaliação dos bolsistas; o processo de avaliação pelo comitê externo; o mapeamento dos egressos; a mobilidade dos estudantes.

Já o Presidente do CNPq anunciou, durante a reunião, o lançamento do Painel dos Programas Institucionais de ICT. O Painel traz uma visão detalhada dos diversos Programas de Bolsas do CNPq (taxa de crescimentos dos bolsistas por tipo de bolsa, por ano, área, instituição, região, UF, perfil dos bolsistas, histórico de investimentos realizados, ...) de 2001 a 2015. Mais informações sobre o uso do Painel foram dadas pelo Sr. José Henrique da Coordenação de Informática do CNPq.

Também foi comunicado pelo representante do Serviço de Prêmios, Altino Lisboa, sobre a preparação da 29ª Edição do Prêmio Jovem Cientista e houve a divulgação do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2015, o qual tem como data final de inscrição o dia 11 de março de 2016.

Para finalizar as atividades do dia 18, a Coordenadora dos Programas Acadêmicos no CNPq e responsável pela organização deste encontro, Lucimar Almeida, apresentou a redação final da RN 017/2006 que estabelece as normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas por quotas no país.

No dia 19, de acordo com a pauta da reunião, será apresentado e discutida a Avaliação pelos Orientadores e Bolsistas do PIBIC e PIBIC-Af; Avanços na Avaliação Nacional do PIBIC; e Novo modelo do Formulário de avaliação do PIBIC pelo Comitê Externo.