Unijuí mantém diretriz no reajuste de mensalidades para 2016 - Unijuí

Unijuí mantém diretriz no reajuste de mensalidades para 2016

Reitor afirma que a postura da Universidade é não repassar um índice maior que a inflação e reverter qualquer ganho em qualidade para os alunos

Anualmente as mensalidades nas Instituições de Ensino Superior passam por reajustes. Na Unijuí, a diretriz mantida nos últimos anos é de não fazer qualquer repasse aos alunos superior à inflação. Tal postura será mantida no reajuste do próximo ano, que será de 9,9%.

Segundo o reitor da Unijuí, professor Martinho Luís Kelm, o processo de reajuste observa uma série de questões, como a previsão salarial de docentes e técnicos-administrativos: “Este ano o reajuste salarial no orçamento foi de 6,5%, só que na prática o reajuste foi acima de 7% e isso não está sendo repassado aos alunos. Outro ponto que precisamos considerar é a previsão do reajuste salarial para o ano que vem, nós estamos trabalhando com no mínimo 10,5% e também não estamos repassando esse percentual aos alunos”. O reitor destaca ainda que a partir deste ano a Universidade passa a ser obrigada a conceder 5% de desconto a todos os alunos que possuem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que significa um terço dos estudantes da Unijuí. Ao contrário de outras instituições de ensino, a Unijuí não está repassando o custo desse desconto aos demais alunos, absorvendo pela economia em outros itens.  “Estamos buscando minimizar os impactos da inflação perante o aluno, mas não é possível trabalhar com um reajuste inferior à inflação”, afirma.

O reitor aponta que houve um avanço no retorno em termos de itens qualitativos para os alunos: “Estamos projetando um investimento de R$ 3,6 milhões para 2016. Além disso, acertamos uma nova conversa para abril do próximo ano com os alunos e, caso haja uma diferença no reajuste de salários diferente do que houve na previsão orçamentária, vamos direcionar os ganhos para novos investimentos. A nossa diretriz é não repassar um índice maior que a inflação e reverter qualquer ganho em qualidade para os alunos”.