Vice-Reitora participa de eventos nacionais de pesquisa e extensão - Unijuí

Vice-Reitora participa de eventos nacionais de pesquisa e extensão

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, está participando de dois importantes eventos da extensão e da pesquisa nesta semana.

O primeiro evento - Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias (Forext), ocorreu em Florianópolis, e o segundo evento - Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), em Goiânia.

O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias (Forext) foi realizado nos dias 16 e 17, na Unisul, em Florianópolis. A Vice-Reitora participou de mais uma edição do Encontro e da Assembleia Nacional. Na ocasião foram recebidos gestores de todo o Brasil que refletiram sobre a extensão universitária, destacando o novo Plano Nacional de Educação, que aborda a curricularização da extensão.

A conferência de abertura contou com o Professor Gilberto Garcia, Presidente do Conselho Nacional de Educação. Após também houve a importante participação do professor Lúcidio Rocha Santos, Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação, reafirmando a importância da pauta, trazendo o entendimento de que os currículos precisam avançar para uma formação acadêmica profissional que atenda a complexidade do mercado de trabalho.

O evento também contou com a parceria do sistema ACAFE e teve como tema: A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir do Plano Nacional de Educação 2014-2024. O Plano Nacional de Educação institucionalizou a extensão para a década 2014-2024, que tem previsão na Meta de 12 ações para elevar as taxas de matrícula na educação superior, assegurada a qualidade de oferta e expansão. Entre as ações previstas nesta meta, encontra-se a de 12.7, que assegura, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social (Lei nº 13.005/2014).

ENPROP

Desde a quarta-feira, dia 18, a Vice-Reitora Evelise Berlezi participa do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), em Goiânia, cuja programação encerra nesta sexta-feira. O evento é acompanhado pelo Vice-Presidente e pelo Diretor de Programas e Bolsas da CAPES. Nesta edição, o tema norteador é a “Relevância Social e Econômica da Pesquisa e da Pós-Graduação”, e dentre as pautas destaca-se: os impactos e a relevância social e econômica da pesquisa e da pós-graduação; a relação da pós-graduação com outros níveis de formação, com destaque para a efetivação da integração graduação-pós-graduação e a inserção da pós-graduação no ensino básico.

Esta pauta conta com a participação do Professor Lucidio Rocha Santos, Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação; e ainda, a avaliação do sistema educacional nacional e as estratégias de fomento à pesquisa, pós-graduação e inovação em tempos de crise. Além disso, durante o evento são realizadas as reuniões das IES por região. Nas Câmaras regionais o grande tema foi a revisão da Agenda Nacional de Pesquisa que deverá orientar as políticas de fomento à pesquisa.