DCVida Unijuí mobilizado no Dia Mundial de Luta/Combate contra a AIDS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

DCVida Unijuí mobilizado no Dia Mundial de Luta/Combate contra a AIDS

 
 

O dia 1º de dezembro é conhecido mundialmente pela mobilização de combate ao HIV. Desta forma, o Departamento de Ciências da Vida da Unijuí mobiliza docentes e acadêmicos pela orientação e distribuição de preservativos durante todo o dia em frente à Biblioteca Mario Osorio Marques, no Câmpus Ijuí.

O professor João Felipe Rezer destaca a importância da orientação neste dia quanto às formas de transmissão do vírus e o reconhecimento do diagnóstico da doença. Acadêmicos de Enfermagem e Farmácia participam da mobilização e compartilham as informações sobre o uso de preservativo, janela imunológica e como funciona o tratamento. O DCVida também atua hoje em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado em Ijuí e convida a comunidade a ir ao SAE fazer o teste rápido.

Transmissão

A transmissão do vírus HIV acontece na maioria dos casos pelo não uso de preservativo. Também existem casos de transmissão vertical, quando é passado de mãe para filho durante a gestação, parto ou aleitamento materno. O uso do preservativo, por exemplo, evita também a contração de outras doenças como Hepatites B e C, Sífilis, Gonorreia, entre outras DST’s.

Diagnóstico

“Diagnosticar a AIDS tem sido um dos grandes desafios”. De acordo com o professor João, após duas semanas de infecção do vírus os portadores apresentam sintomas como diarreia, dor de cabeça, febre ou sudorese como em outros tipos de virose. Após esses sintomas tem início o chamado período assintomático, com duração de até dez anos, onde o indivíduo é portador e transmissor do vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. “Essa é uma das preocupações por isso temos mundialmente um número de infectados e por isso orientamos: conheça o seu diagnóstico pois você não vai ter sintomas após as primeiras semanas”, acrescenta o professor.

O 1º de dezembro também é um dia de luta contra o preconceito aos portadores. A Organização Mundial da Saúde preconiza o tratamento, os testes e a eliminação do preconceito dos próprios portadores, facilitando assim os diagnósticos, e relaciona o HIV com a vulnerabilidade de que todos os indivíduos podem ser infectados pelo HIV quando não tem os cuidados necessários.

A mobilização e as orientações de docentes e acadêmicos acontecem durante todo o dia no câmpus da Unijuí de Ijuí. No período da noite a professora Marilei Uecker Pletsch e acadêmicos de Farmácia estarão fazendo orientações relacionadas ao diagnóstico e teste rápido.

Fonte: Rádio Unijuí FM


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.