UNIJUÍ estreita cooperação com Instituto Politécnico de Leiria / Portugal - Unijuí

UNIJUÍ estreita cooperação com Instituto Politécnico de Leiria / Portugal

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e a Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, receberam na segunda-feira os representantes do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, Sra. Naide Martins e professor Dr. Rui Pedrosa, Vice-Presidente do Instituto.

Conforme informações do professor Rafael Frantz, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng/Unijuí), esta visita foi uma retribuição à visita institucional e a missão de pesquisa que o docente realizou no ano passado ao Instituto Politécnico de Leiria. “Mantemos desde 2010 uma estreita relação de colaboração em nível de pós-graduação com o IPL e no ano de 2013 assinamos um acordo de cooperação internacional UNIJUÍ-IPL, que foi ampliado durante essa visita do professor Rui, para contemplar também a mobilidade de discentes e docentes dos cursos de graduação entre ambas as instituições.

O professor acrescenta que, dentro do marco de colaboração entre as duas instituições, a UNIJUÍ recebeu neste ano o professor Vitor Manoel Basto Fernandes, que esteve visitando o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática durante 20 dias no mês de agosto. Para 2016, está prevista a ida de dois alunos da UNIJUÍ para o Instituto Politécnico de Leiria, que são os estudantes Bruna Denise Nestler e Leonardo Gruenevald Neto, do curso de Administração no Câmpus Panambi.

Durante a visita o professor Rui Pedrosa também esteve reunido com a chefia do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática para avaliar as ações de colaboração já desenvolvidas com o IPL. O objetivo, segundo Rafael Frantz, também foi de estabelecer um plano de ações que permita ampliar a produção científica em conjunto, as orientações/coorientações no âmbito da pós-graduação e a mobilidade de discentes e docentes, especialmente no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e no curso de Engenharia Civil, áreas essas de grande interesse por parte do IPL.