Profissionais da saúde recebem o título de especialistas em Saúde da Família - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Profissionais da saúde recebem o título de especialistas em Saúde da Família

 
 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família UNIJUÍ/FUMSSAR realiza formatura da 5ª turma de residentes no Câmpus Santa Rosa.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família teve o encerramento das atividades da 5ª turma na noite de sexta-feira, dia 29, através da solenidade de formatura dos residentes, no mini auditório da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. O programa é financiado pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria da UNIJUÍ juntamente com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR).

Estiveram participando do evento a coordenação do programa, professores, direção da FUMSSAR, profissionais de saúde, residentes, autoridades locais, pais e convidados dos formandos. Na oportunidade estiveram concluindo a residência sete profissionais: uma nutricionista, uma psicóloga, uma educadora física, uma assistente social e três enfermeiros.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Karla Renata de Oliveira, para a UNIJUÍ contribuir nesse processo de qualificação de profissionais de saúde para o campo da saúde pública, a partir de uma proposta multiprofissional e interdisciplinar tem sido gratificante. “Após a conclusão do Programa a maioria desses profissionais passam a compor as equipes de Saúde da Família do município e da região, contribuindo para a qualificação da atenção, da gestão e das equipes. Assim, esta parceria de ensino e serviço entre as instituições, UNIJUÍ e FUMSSAR, tem significativa importância para a Região Noroeste do Rio Grande do Sul, visto que tem colaborado para a melhoria de vida de sua população configurando-se como segmento importante de articulação regional tanto na formação de recursos humanos quanto na atuação de processos de trabalho e gestão dos diversos municípios”, explica Karla.

O programa consiste em um curso em nível de pós-graduação com duração de dois anos.  As atividades práticas são desenvolvidas nas Unidades de Saúde do município de Santa Rosa e a parte teórica na UNIJUÍ. O Programa é gratuito e o aluno recebe ainda uma bolsa de trabalho, financiada pelo Ministério da Saúde, exigindo dedicação de 60 horas semanais em atividades de formação e de ensino em serviços.

Durante o sábado, dia 30, ocorreu mais um processo seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. Na ocasião 101 candidatos concorreram há 11 vagas, distribuídas nas áreas: assistência social (1), enfermagem (4), educação física (1), farmácia (1), nutrição (1), odontologia (2) e psicologia (1). As atividades da nova turma iniciam no dia 1º de março conforme determinado pela legislação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.