Olímpiada Empreendedora será realizada na UNIJUÍ Campus Santa Rosa - Unijuí

Olímpiada Empreendedora será realizada na UNIJUÍ Campus Santa Rosa

A 2ª Edição da Olimpíada Empreendedora da UNIJUÍ já está sendo estruturada e encaminhada pela comissão central.

Na tarde de sexta-feira, dia 12, foi realizada a primeira reunião no Campus Santa Rosa, com o objetivo de socializar o projeto para a Pró-reitoria e representantes da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP) e Poder Público Municipal.

O projeto tem como objetivo sensibilizar os agentes de desenvolvimento regional para a implantação de uma cultura regional empreendedora baseada na aplicação de comportamentos empreendedoras de instituições e de indivíduos. Estimulando as diferentes áreas do conhecimento na UNIJUÍ e na comunidade acadêmica num todo, a reflexão crítica acerca da inovação em produtos/serviços, processos, recursos, nas áreas de atuação acadêmica.

A metodologia de trabalho permitirá aos participantes sair do ambiente universitário e testar sua capacidade de transformar conhecimento em soluções para problemas reais existentes no ambiente onde estão inseridos. Além de estimular a cultura empreendedora dentro da universidade, as capacitações têm o propósito de auxiliar os participantes a materializar suas ideias em soluções aplicáveis.

Na oportunidade foi ressaltada a importância dos Campi, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, estarem engajados a partir dessa edição no projeto. De acordo com o membro da comissão central da Olimpíada Empreendedora, professor Gustavo Drews, cada Campus irá selecionar 4 projetos, sendo dois na categoria “Empreendedores em negócios” e dois na categoria “Empreendedores em soluções sociais”, que estarão participando da fase final no Campus Ijuí, no mês de setembro.

De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o projeto além de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na região, também irá possibilitar aos seus participantes uma oportunidade de expor ideias e negócios. “Haverá uma equipe que trabalhará com vista a qualificação dos participantes, nos pareceres com a tarefa de avaliar e dar feedback quanto a qualidade e importância do negócio. A proposta do empreendedorismo está contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIJUÍ que prevê junto aos cursos ações voltadas a este tema”.

O próximo passo da Olimpíada Empreendedora será definir os membros das comissões locais de cada Campi. A programação já estará contemplando no dia 17 de março no Campus Santa Rosa, um evento voltado para acadêmicos, egressos e comunidade com a finalidade de orientar e realizar o lançamento das inscrições para o projeto. O regulamento prevê a inscrição nas equipes de 3 a 5 integrantes, podendo 1/3 da comunidade externa participar.