Curso de Libras inicia mais uma turma - Unijuí

Curso de Libras inicia mais uma turma

O curso é oferecido para técnicos-administrativos e de apoio, docentes e alunos que não possuem conhecimento ou curso de Libras

Na tarde do dia 3 de março, mais uma turma do Curso de Libras iniciou suas atividades. O curso é voltado para técnicos-administrativos e de apoio, docentes e alunos que não possuem conhecimento ou curso de Libras, alunos que estão realizando a disciplina de Libras ofertada nos cursos de graduação ou concluíram com dificuldades e também para alunos que são colegas de algum dos alunos surdos da Instituição.

O curso tem carga horária de 20 horas, com encontros semanais, sempre nas quintas-feiras à tarde. O conteúdo programático aborda a introdução aos aspectos históricos dos surdos e das línguas de sinais; mitos e concepções sobre os surdos e as línguas de sinais; introdução aos aspectos gramaticais da Libras; alfabeto manual e numerais; vocabulário: pronomes, advérbios, saudações, tempos, família, verbos, cursos superiores, profissões; atividades de percepção visual; diálogos curtos em Libras. Cada aluno receberá a certificação quando apresentarem 75% ou mais de frequência. A didática e instrução fica a cargo dos Intérpretes de Libras José Alexandre da Silva, Carin Scherer R. Batista e de um instrutor surdo.

O curso tem como objetivos de proporcionar conhecimento básico sobre a Língua de Sinais Brasileira e subsidiar estudos mais aprofundados sobre a Língua, e ainda possibilitar breves conversas com surdos usuários de Libras no espaço universitário.