EFA tem trabalhos destacados no Salão do Conhecimento da UNIJUÍ - Unijuí

EFA tem trabalhos destacados no Salão do Conhecimento da UNIJUÍ

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA teve dois trabalhos contemplados como destaque no Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, edição 2015.

Foram reconhecidos como destaque o trabalho do professor de História da EFA, Josei Fernandes, cujo tÍtulo contemplou "Ensino e Prática de História: Conhecendo as fontes Históricas, Historiador e suas Ferramentas". A outra pesquisa que recebeu reconhecimento pela pertinência do estudo, coesão e aprofundamento do tema, foi realizado pelos alunos do 3º ano do ensino médio da EFA, João Pedro Zambiazi, Gabriel Schirmer e Eduardo Bonfada. Os alunos, orientados pela professora de Física da EFA Janete Strieder, tiveram como foco de estudos e investigação o tema "Transmissão de informações através de ondas Eletromagnéticas".

Segundo o professor Josei, a cada ano os professores da Escola vem se dedicando à melhoria de metodologias de ensino de ciências, incentivando a autonomia e a produção intelectual dos alunos e despertando a curiosidade para assuntos que, nascidos em sala de aula, extrapolam as fronteiras do conhecimento e ganham contornos universais. Segundo ele, fazer pesquisa é isso, é não se satisfazer com certezas e buscar dúvidas, é ousar querer saber, ir em busca de respostas e nunca deixar de lado este espírito questionador, já uma tradição em nossa escola.

O professor Josei ainda relata que tem se dedicado nos últimos anos, juntamente com colegas, na tarefa de motivar alunos a organizarem suas pesquisas escolares para apresentação no Salão do Conhecimento da Unijuí. “Todos os anos, desde que comecei a me envolver com esta tarefa, além de ver ampliar a quantidade de alunos da escola no evento, tenho ouvido atentamente os comentários de colegas da EFA e da UNIJUÍ sobre o potencial e a riqueza dos nossos alunos, a clareza e a confiança com que participam de eventos desta magnitude”.

A Diretora da EFA, professora Rosane Nunes Becker destaca que a EFA ultrapassa os muros da mecanização dos processos informativos, busca autoria, dá voz e oportunidade de crescimento como aluno e como ser humano. O trabalho com a pesquisa investigativa tem sido mais do que uma abordagem metodológica e disciplina de sala de aula. É um princípio educativo que tem perpassado os diferentes níveis de ensino, da educação infantil ao ensino médio e educação profissional.