“O desafio é compreender a revolução na aprendizagem”, diz Antônio Nóvoa em seminário de formação - Unijuí

Docente da Universidade de Lisboa palestrou na quinta-feira, no Campus Ijuí, em seminário do Programa de Formação Docente.

“O professor universitário na sociedade contemporânea: novo papel e desafios” foi o tema abordado na tarde de quinta-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, pelo renomado educador e pesquisador Antônio Nóvoa, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e História Moderna e Contemporânea pela Paris-Sorbonne. Nóvoa foi o palestrante deste módulo do Programa de Formação Docente da UNIJUÍ. Na mediação da palestra, atuou o professor do programa de pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Otávio Aloísio Maldaner.

O educador destacou que as universidades estão passando pelo maior processo de transformação dos últimos anos, e precisam entender o seu compromisso social. Destacou também que os professores precisam compreender o novo cenário de aprendizagem, marcado pela revolução tecnológica. “Estamos com um processo de mudança enorme nas universidades e precisamos compreender essa mudança. E essa mudança passa por uma revolução na aprendizagem. Hoje temos uma relação com a aprendizagem, devido à revolução digital, que é muito diferente do passado. Temos uma relação que passa mais por um trabalho sobre o conhecimento do que propriamente um professor que transmita o conhecimento. Não é um professor que dá uma aula, é um professor que trabalha com seus estudantes em torno de projetos, de ideias, de problemas, e que vai assim elaborando conhecimento de outra ordem”.

Sobre o palestrante

Antônio Nóvoa é autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. Destacam-se as seguintes publicações no Brasil: “O método (auto)biográfico e a formação”; “Avaliações em educação: novas perspectivas”;  “Fabricating Europe”; “Profissão Professor, Vidas de Professores, A Universidade de Lisboa século XIX e XX, A Universidade Medieval em Lisboa”; “Formar leitores para o mundo”; “Paulo Freire – política e pedagogia”; “História da Educação Brasileira”. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores. Também foi candidato ao cargo de Presidente de Portugal recentemente. Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Reitor honorário da mesma universidade.