Semana Acadêmica das Licenciaturas debate educação, diversidade e docência - Unijuí

Semana Acadêmica das Licenciaturas debate educação, diversidade e docência

O evento será realizado até a próxima sexta-feira, dia 15, com programações no Salão de Atos do Câmpus Ijuí.

Nesta segunda-feira teve início a Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí, com o tema “Educação Brasileira; Educação na Diversidade; Docência e Mediação e Prática de Ensino Interárea: ensino fundamental e ensino médio”.

Na programação de abertura, foi debatido o tema “Educação e diversidade: Interculturalidade, igualdade, diferenças”, com a proposta de dialogar com acadêmicos e comunidade a partir de testemunhos a respeito de diferença, pertencimento, reconhecimento e inclusão no processo de escolarização e formação inicial.

O debate teve como mediadoras a Dra. Maria Simone Vione Schwengber e a Ma. Lisiane Goettems. Contribuiram com depoimentos os convidados: Lauro Denis Lohmann (Estilista); Thaís Silva da Rosa (Professora da Rede Pública e aluna do Programa de Pós-Graduação. em Educação nas Ciências); Ingrid Ximena Hodge (Mestranda do PPGEC, Colombiana); Maria Luiza (Programadora de Eventos); Jocemar Guilherme kaingáng Ferreira (Acadêmico do Curso de Educação Física).

Confira uma galeria de fotos do evento

Já nesta terça-feira o tema foi “Educação Republicana: laicidade, igualdade e qualidade”, com a proposta de alunos e alunas ilustrarem, relatarem e debaterem casos (escolares/livros didáticos) em que a dimensão da laicidade foi violada/ignorada. O evento teve a mediação Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer e Me. Josei Fernandes Pereira.

Este evento articula os Cursos das Licenciaturas da Unijuí e tem o apoio da Vice Reitoria de Graduação, da Vice Reitoria de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Departamento de Humanidades e Educação, do Departamento de Ciências da Vida, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias; do Núcleo de Estudantes de Licenciaturas da Unijuí, do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Unijuí e do Sinpro - Noroeste.