A Universidade como espaço plural, crítico e reflexivo - Unijuí

A Universidade como espaço plural, crítico e reflexivo

Nota Oficial da UNIJUÍ

A UNIJUÍ, corroborando a posição da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, manifesta sua solidariedade com o povo brasileiro neste momento de crise política que agrava a crise econômica e as relações sociais em nível nacional.

A UNIJUÍ, coerente com seu histórico de compromisso com a democracia como o único caminho de equacionamento lúcido e responsável dos conflitos sociais naturais ao processo civilizatório, tem sempre incentivado o debate crítico e aberto, na busca da verdade, respeitando as diferentes opiniões e opções políticas.

Os recentes acontecimentos revelam que precisamos assegurar, em todas as esferas democráticas de poder, o cumprimento de regras fundamentais do estado democrático de direito estabelecidos na Constituição Federal. Acusações de parte a parte polarizam posições e grupos, aumentando o clima de instabilidade e dificultando a busca de um equacionamento democrático. Nas ruas e nas instituições, os ânimos estão excessivamente acirrados. E, neste contexto, corremos o risco de fechar os canais de diálogo essenciais à democracia.

A UNIJUÍ, atenta ao cotidiano nacional do povo brasileiro, e ao vigor dos pilares de nossa jovem democracia – independência e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, acredita que é possível atravessar essa realidade de profundo impacto político, jurídico, social e econômico, com ética na informação, nas atitudes e no convívio comunitário.

Com base nestas convicções e do quadro de tensão estabelecido, a UNIJUÍ, de modo institucional, entende que não deva promover qualquer posicionamento de apoio a um lado ou outro do atual momento de debate e deve privilegiar a sua ação à luta pela garantia de que os movimentos sejam conduzidos a partir dos ditames constitucionais e democráticos que sempre lutamos. O espaço universitário deve ser crítico e plural possibilitando que, pelo diálogo, os acordos e decisões possam ser conduzidos com respeito ao contraditório.

A Universidade é um espaço plural constituído de sujeitos preocupados com o futuro da sociedade e com percepções críticas da realidade que podem assumir diversas perspectivas, devendo ser garantidas as possibilidades de fala e escuta desde que respeitados os propósitos e objetivos da sala de aula, cabendo e restringindo à Gestão Universitária a preservação desses direitos.  Iniciativas das mais variadas vertentes ideológicas que possam se constituir no espaço universitário, desde que baseados nos princípios da ética e justiça social, são possíveis e legítimos, mas não se originam e não constituem a posição oficial e formal da UNIJUÍ.

Nesse contexto, nossa posição oficial é de garantia de um espaço crítico e reflexivo em respeito ao Estado Democrático de Direito, dentro das matizes constitucionais possíveis. Esta é nossa contribuição institucional para que possamos, com tenacidade e lucidez, superar as tensões e preservar as instituições e o bem comum.

Martinho Luís Kelm – Reitor da UNIJUÍ