Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola realiza abertura de oficinas - Unijuí

No evento também foi instituída a ideia da Rede de Formação em Educomunicação de Ijuí e Região.

Lotando o Salão Azul da Biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí, os alunos e professores das escolas públicas de Ijuí e região participaram da abertura das Oficinas de Formação do Projeto de Extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escolas na tarde desta quarta-feira, 13.

O evento contou com a apresentação geral da professora e atual coordenadora do Projeto, Vera Raddatz, que agradeceu a colaboração de todos os envolvidos nas oficinas que irão ocorrer nos dias 20, 27 de abril e 04 de maio no Campus da Unijuí.

O coordenador da 36ª Coordenadora Regional da Educação (CRE), Claudio de Souza, e o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Valdir Sandri também estavam presentes na abertura, reafirmando a parceria e preocupação das instituições de educação, tanto estadual como municipal, com o Projeto.

Seguindo na programação, os mestrandos participantes do Núcleo de Educação e Informação de Direitos Humanos (NEIDH) da Unijuí, realizaram uma intervenção prática sobre Direitos Humanos às escolas. Logo após, o professor do Curso de Ciência da Computação da Unijuí, Leonardo Minelli, explanou sobre a Segurança Digital, alertando do perigo que traz o mal uso das tecnologias e das redes sociais. Abordando o tema do empreendedorismo, a professora Marcia Formentini, do Curso de Comunicação Social da Unijuí, falou sobre as diferentes formas de implantar o empreendedorismo no ambiente escolar.

No evento também foi instituída a ideia da Rede de Formação em Educomunicação de Ijuí e Região, que é um organismo que visa aproximar as escolas participantes do projeto, desenvolvendo atividades conjuntas, interação e troca de conteúdos produzidos em cada escola. “Esse ano queremos formar essa rede no sentido de fazer uma troca entre as escolas que possuem a rádio educativa, daquilo que está sendo produzido por elas em termos de áudio, vídeos, fotos e de experiências em empreendedorismo”, comenta a professora e idealizadora da Rede, Vera Raddatz. Vera ainda comenta que “a ideia principal é de que aquele material produzido na rede possa ser utilizado por todas as escolas”. Em encerramento da tarde de atividades, a professora Lizandra Daltrozo, Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE, articulou sobre a importância do envolvimento pedagógico da escola.

Na próxima semana iniciam as oficinas práticas de formação do Projeto. Serão três semanas em que professores da Unijuí, colaboradores da Agência Experimental da Unijuí, Usina de Ideias, bolsistas, NTE e alunos do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí irão proporcionar atividades aos alunos e professores inscritos na formação.

No decorrer das semanas de formação, os participantes estarão aptos a disseminar os conhecimentos adquiridos a comunidade escolar. Nos demais meses do ano, o Projeto irá atender, de forma individual, as escolas participantes.