Representantes do Comung debatem diretrizes curriculares nacionais - Unijuí

Representantes do Comung debatem diretrizes curriculares nacionais

A Universidade Feevale sedia nesta terça-feira, dia 26, um encontro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) para tratar sobre a resolução que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

O evento foi aberto pela manhã, pela Reitora da Universidade Feevale, Inajara Vargas Ramos, que representou o Reitor da Unijuí e Presidente do Comung, Martinho Luís Kelm, que esteve participando de evento na Assembleia Legislativa em Porto Alegre.

Na primeira parte da manhã, o encontro contou com a presença do conselheiro Luiz Fernando Dourado, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), que explicitou sobre as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015). A mediação esteve a cargo da professora Cristina Ennes da Silva, pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale

A partir da palestra de Dourado, à tarde serão discutidos, em grupos de trabalho, seis temas baseados na resolução: articulação entre formação inicial e formação continuada; formação pedagógica para graduados e não licenciados; explicitação dos núcleos conforme artigo 12; relação entre licenciatura e bacharelado; estágios; e duzentas horas. Ao final do evento deverá ser elaborada a Carta Comung sobre as diretrizes, explicitando consensos dos parâmetros norteadores. O documento poderá servir de base para as revisões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura das instituições de ensino.

Fonte: Imprensa Feevale