UNIJUÍ sedia evento de lançamento da Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ sedia evento de lançamento da Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade

 
 

 A Jornada Internacional acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de junho, durante a Semana da Água.

A Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade teve lançamento da segunda edição, na manhã de terça-feira, dia 26, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. O evento acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de junho, durante a Semana da Água, tendo por local o Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges em Santa Rosa.

O evento objetiva a continuidade do diálogo sobre as águas transfronteiriças, compartilhando com região, estado, estados vizinhos e outros países da região fronteiriça as atividades que vem sendo realizadas, a organização e a gestão das águas, a fim de aproximar as ações no interesse comum da preservação e uso das águas para a presente e futuras gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável das pessoas e da sociedade.

De acordo com a secretária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo, Dolores Elci Rutzen Turra, Santa Rosa com mais este evento, torna-se “A capital dos debates das questões das águas”, através da importância dos temas em questão e a oportunidade da comunidade local, regional, do estado, país e de outros países, cidadãos e demais autoridades poderem através das exposições se apropriarem das questões em torno destes tão importantes temas.

 
 

A novidade deste ano, como forma de integração entre as várias ações que são desenvolvidas, será realizada Premiação do “Projeto Ambiental, Santa Rosa Nosso Planeta”, em sua 4ª Edição, durante a abertura oficial da Jornada Internacional.

Durante o lançamento estiveram presentes o Pró Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparamberger, o Prefeito Municipal, Alcides Vicini, o Presidente do Comitê Turvo, Marcos Scherer e o Presidente do Corede, Pedro Buttenbender.

O evento está sendo realizado pela UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo e Corede Fronteira Noroeste. As inscrições para participação do evento são gratuitas e poderão ser realizadas no portal do Comitê de Gerenciamento.  

Confira a programação completa da Jornada Internacional: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade:

Local – Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges de Santa Rosa,

 - Dia 01.06.2016 – 19 h. Solenidade de Abertura e Premiação das escolas participantes do Projeto Santa Rosa Nosso Planeta – 4ª Edição.

- Dia 02.06.2016 -  Painéis e Debates:

ü  O Panorama hidrográfico, integração regional e desenvolvimento na região de fronteira- Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

ü  Impactos dos Agrotóxicos na saúde humana.

ü  Doenças de Veiculação Hídrica.

ü  Recuperação dos recursos hídricos e qualidade da água.

ü  Gestão das águas e do desenvolvimento: Políticas Públicas e responsabilidades, País, Estado, Município e cidadãos. 

- Dia 03.06.2016 – Oficinas:

ü  Planos de Drenagem Urbana e soluções de contenção de enchentes.

ü  Diversidade, bioecologia e controle do mosquito borrachudo e outros.

ü  Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável.

 

Mostra de inovações e tecnologias sustentáveis durante o evento.  


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.