Seminário de Energia reuniu estudantes e lideranças do setor - Unijuí

Seminário de Energia reuniu estudantes e lideranças do setor

Seminário de Energia, promovido pela empresa Elithe, com o apoio da Criatec, foi realizado na última sexta-feira durante a Fenii.

Com o objetivo de discutir soluções para o atual momento do país, com alto custo de energia elétrica reduzindo a margem de lucro das empresas e aumentando o impacto no bolso do contribuinte, foi realizado na última sexta-feira o Seminário de Energia: Geração Distribuída e Eficiência Energética, reduzindo custos e gerando lucros. O evento fez parte da programação da Feira de Negócios da Indústria de Ijuí – Fenii.

Cesar Ullman Caprinos, sócio proprietário da empresa Efisul, palestrou sobre Eficiência Energética durante a programação. Para ele, o fomento a essas discussões, especialmente no interior, é importante para que as pessoas ampliem seus conhecimentos sobre a área, no sentido de verificar a viabilidade de trabalhar com energias diferentes em sua própria casa, ou na própria empresa. “Esse tipo de seminário faz com que as pessoas pensem sobre as energias renováveis e que o futuro é utilizar essas energias e trabalhem com elas”, afirma.

A tarde contou também com uma breve fala do presidente da Fenii e prefeito de Ijuí, Fioravante Batista Ballin, e a palestra do engenheiro do Demei Sandro Alberto Bock, que abordou o tema: Energias Renováveis – inovação tecnológicas e sustentabilidade. A tarde ainda teve a participação do sócio-proprietário da empresa Elithe Engenharia Charles Czyzeski, que falou sobre Energia Solar Fotovoltaica: sua empresa sustentável; e do gerente do Sicredi Francisco Lunardi Guarda, que abordou o Consórcio e Financiamento Solar.

Para Charles Czyzeski, um dos idealizadores do evento, o seminário trouxe à tona um panorama de como as coisas acontecem desde o nível mundial até o nacional, o que tem acontecido de novo na área e qual as vantagens de cada energia.

A conversa encerrou com uma rodada de discussão, mediada pelo professor, mestre em engenharia elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues. E logo após um coquetel.

Fonte: Usina de Ideias - Agência Experimental de Comunicação Social DACEC - UNIJUÍ