UNIJUÍ oferta especialização em Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais - Unijuí

A especialização acontecerá no Campus Três Passos a partir do mês de agosto.

Vários fatores contribuem para que se repense uma Pedagogia para a infância, entre os quais: o avanço de estudos e pesquisas recentes sobre a infância e seu modo de se relacionar com o mundo, a inclusão da Educação Infantil (a partir dos quatro anos de idade na Educação Básica);  a organização do Ensino Fundamental em ciclos, com um ciclo inicial em que aprender a ler e a escrever sobressai como objetivo mais relevante; a inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental, obrigando redimensionar a prática inicial da língua escrita, fazendo-a estender-se a essas crianças, até agora atendidas segundo as Diretrizes da Educação Infantil.

A UNIJUÍ está ofertando no Campus Três Passos a especialização Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A especialização visa o compromisso de contribuir na superação das distorções que ocorrem, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental, em uma concepção integrada de Educação Básica, ampliando as possibilidades das aprendizagens das crianças, incorporando novas metas e produzindo novos conhecimentos através de projetos que tenham a cultura infantil como referência. Propõe uma reflexão sobre os efeitos desses fatores na organização e na prática educativa da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de modo a proporcionar uma pedagogia integrada, tendo a infância e seus direitos de aprendizagem como centralidade.

O curso irá atender demandas de formação continuada de egressos do Curso de Pedagogia, docentes e gestores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como de egressos de outras licenciaturas que possuam interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos com foco nos Anos Iniciais e na Educação Infantil.

As inscrições poderão ser realizadas no Portal até o dia 24 de julho. As aulas terão início no dia 18 de agosto e acontecerá nas quintas e sextas feira a noite, das 19h15 às 22h15. Egressos da Universidade que se matricularem terão desconto de 15%.