Cidadania para Todos realiza oficinas sobre Gênero, Sexualidade, Família e Violência - Unijuí

Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, tem na Escola Chico Mendes, em Ijuí.

O Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, sob a coordenação da professora Ester Eliana Hauser, tem atuado durante este primeiro semestre na Escola Chico Mendes, a partir da realização de Oficinas que envolvem temáticas como Violência, Gênero, Sexualidade e Família. A última oficina foi realizada na noite de 12 de maio.

A equipe do projeto conta com a participação de professores dos Cursos de Direito e Psicologia da UNIJUÍ, juntamente com alunos estagiários de ambos os cursos. A equipe tem organizado oficinas que promovem, de maneira integrada e participativa, o debate sobre temas polêmicos e de extrema relevância para o bom convívio social. A abordagem dos temas propostos sempre é feita a partir de ideias centrais como a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade, e de valores como o respeito.

As experiências têm proporcionado vivências de círculos restaurativos, a partir das quais todos, professores, alunos podem construir, desconstruir e reconstruir seus conhecimentos, enquanto sujeitos ativos e protagonistas da construção de relações de convívio mais justas, igualitárias e respeitosas da diversidade e pluralidade humana, em todas as esferas de sociabilidade.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Cidadania para Todos vem desenvolvendo atividades há mais de dez anos na comunidade ijuiense voltado, principalmente às escolas, a partir de atividades de formação de professores, corpo de colaboradores e alunos. Neste sentido, compreende que o ambiente escolar é um espaço privilegiado de atuação e construção de cidadãos conscientes e protagonistas de sua atuação na melhora das condições de vida de suas famílias, escolas, bairros e comunidades.

De acordo com a professora Ester Hauser, as atividades têm promovido resultados satisfatórios, com impacto visível em todos os envolvidos, com a construção de reflexões profundas em torno de questões referentes à cidadania, ao gênero e aos direitos humanos, a partir do envolvimento e protagonismo de alunos e professores participantes.

O mesmo sentimento é manifestado pela Coordenadora da Escola/EJA, professora Regina Martini e pela professora Carmen Antunes, para quem, a cada atuação do Projeto Cidadania para Todos, pode-se perceber o impacto que o debate de tais temas promovem em todos os presentes, o que tem sido muito positivo, pois a escola busca promover a discussão de temas essenciais para o convívio em sociedade, para além do que está previsto nas aulas.